sábado, 15 de março de 2014

PSICOSSÍNTESE



O que é a Psicossíntese

Introdução

A Psicossíntese é uma abordagem para o crescimento da pessoa, que foi desenvolvida pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli (1888-1974) por volta de 1910, e que vem evoluindo até os dias de hoje.
No seu significado mais básico, a psicossíntese se refere ao processo de crescimento pessoal - a tendência natural em cada um de nós de harmonizar, ou sintetizar, nossos vários aspectos em níveis sempre mais altos de organização. A psicossíntese acredita que cada um de nós tem um impulso inato para o desenvolvimento de si mesmo, e que nós podemos escolher apoiar esse processo conscientemente. Sabe-se geralmente que nós temos uma responsabilidade nesta direção, porém nem sempre sabemos como progredir nela. Para atender a isso, a psicossíntese fornece respostas tanto teóricas como práticas. Ela oferece uma estrutura que permite um entendimento mais completo de nós mesmos, de nossas capacidades e de nossas relações e oferece ainda habilidades e técnicas para nos ajudar a lidar com estes de maneira eficiente e segura.
A psicossíntese é fundada na premissa que a vida humana tem um propósito e um significado, e que nós participamos de um universo ordenado e estruturado para facilitar a evolução da consciência de si. Uma conseqüência disso é que a vida de cada pessoa tem um propósito e um significado dentro deste contexto mais amplo, e que o indivíduo pode descobrir isso.

O Self

Ao contrário da maioria das abordagens em psicoterapia, a psicossíntese reconhece um aspecto nosso que é difícil de nomear. Foi chamada a parte de nós "mais alta" ou "mais profunda". Em todo caso, essa parte é para nós a fonte de inspiração, de orientação, de conforto, de força, de paz, de esperança. A psicossíntese chama esta parte de "self", e acrescenta que a integração, a síntese, a unificação da personalidade acontece em volta desse self. Como esse "self" tem dois aspectos - o pessoal e o transpessoal - a síntese acontece em duas etapas - primeiro a pessoal, e depois a transpessoal.
O reconhecimento do self é essencial, porque sem ele, a tentativa de integração se faz em detrimento da diversidade e da individualidade. Uma unidade que é realizada por meio da uniformidade é, por natureza, frágil, e é ameaçada pela singularidade e pela diferença. Por outro lado, uma unidade baseada no self é estável, porque ela pode equilibrar os interesses do todo com os interesses de cada uma das partes.

Força e Gentileza

Um dos pontos fortes da psicossíntese é que ela fornece métodos práticos para reconhecer e ter acesso à parte "mais alta" ou "mais profunda" de nós mesmos, de maneira que o processo de crescimento acontece de acordo com uma "sabedoria interna". Isto significa também que no acesso a esta parte verdadeiramente fortalecedora de nós mesmos, o próprio self interno da pessoa não é violado ou forçado. Ele pode se desenvolver no seu próprio tempo e ritmo, e de acordo com seu próprio processo. Deste modo, o trabalho interior se realiza honrando todas as partes do ser e favorecendo o desbloqueio suave dos obstáculos internos que impedem o crescimento, sem criar bloqueios adicionais no processo.

Contexto

A meta da psicossíntese é a integração e a visão do todo. Como a psicossíntese é muito ampla e adaptável, ela pode ser - e efetivamente é - aplicada a muitas áreas de atividade onde essa meta é requerida. Citamos como exemplos: o aconselhamento e a terapia, a educação, a medicina e a área de saúde preventiva, os negócios e a administração, a diplomacia e as relações internacionais, a religião e o desenvolvimento organizacional. Por isso, os profissionais consideram a psicossíntese - com sua postura compreensiva, com suas ferramentas e suas técnicas - muito valiosa para lhes dar um sólido embasamento nas suas próprias profissões.
A Psicossíntese, que vem evoluindo desde 1910 quando de sua elaboração por Roberto Assagioli, tem muito a oferecer ao mundo e seu potencial parece ser ilimitado. É um movimento crescente que já tem centros disseminados no mundo todo: na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, E.U.A., Japão, México e Nova Zelândia e na maioria dos paises da Europa.

 O texto acima foi traduzido e adaptado do site Psycosynthesis (Canada)
 

Uma Descrição da Psicossíntese

No seu sentido mais básico, a psicossíntese é o processo de crescimento pessoal - a tendência natural em cada um de nós de harmonizar, ou sintetizar, nossos vários aspectos em níveis sempre mais altos de organização. Em seres humanos, esse anseio de evolução para um nível mais refinado se torna consciente, o que permite facilitar e cooperar com esse processo natural. Para tornar essa cooperação mais eficiente, é necessário adquirir  uma compreensão conceitual e estrutural, e entrar em contato com o leque de técnicas práticas disponíveis. A psicossíntese oferece uma metodologia e conceitos claros - dentro de um sistema abrangente e flexível - para ajudar e facilitar o impulso humano natural rumo a seu desenvolvimento e a sua integração.

A psicossíntese acredita que cada ser humano possui um vasto potencial que, geralmente, é pouco reconhecido e pouco usado. Ela também acredita que cada um de nós tem dentro de si a capacidade de ter acesso a esse potencial. A psicossíntese é vista freqUentemente como um processo de tomada de consciência, de  desvelamento do seu próprio potencial, no qual a pessoa possui  um conhecimento interno e uma sabedoria daquilo que necessita a qualquer momento para  que esse processo se desenvolva. O papel do guia (ou terapeuta) é ajudar a identificar esses recursos internos, apoiar o processo, e estar atento ao que está acontecendo.

O Supraconsciente

A Psicossíntese foi inicialmente formulada em 1910 pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli (1888-1974), um pioneiro do movimento psicanalítico na Itália e um contemporâneo de Freud e Jung. Cedo no seu trabalho, ele observou que essa repressão dos impulsos mais altos, supraconscientes (conhecida mais tarde como "a repressão do sublime") poderia ser tão danosa para a psique quanto a repressão do material inconsciente inferior. A psicanálise tradicional reconhece um inconsciente primitivo, ou "inferior" - a fonte de nossos impulsos atávicos e biológicos. Mas há também um inconsciente "superior", um supraconsciente - um reino autônomo no qual se originam nossos impulsos mais evoluídos, tais como: o amor e a vontade altruísticos, a ação humanitária, a inspiração artística e científica, a introspecção filosófica e espiritual e a procura do propósito e do significado da vida. A psicossíntese trabalha com a integração do material do inconsciente inferior e com a realização e a atualização do conteúdo do supraconsciente.

Para este fim, ela usa uma larga gama de técnicas para contatar o supraconsciente e para estabelecer uma ponte com aquela parte de nosso ser onde a verdadeira sabedoria deve ser encontrada. O supraconsciente é assim acessível, em grau variável, para cada um de nós, e pode se tornar uma grande fonte de energia, de inspiração e de orientação. A psicossíntese nos ajuda a entrar em contato e a manifestar essa parte de nós mesmos tão completamente quanto possível na vida cotidiana.

O Diagrama do Ovo e o Diagrama da Estrela

A psicossíntese usa diversos diagramas para ajudar no entendimento dos diversos componentes do self. Embora estejam necessariamente limitados em escopo e perspectiva, esses diagramas são úteis por fornecerem uma representação pelo menos parcial do mistério do self. O Diagrama do Ovo e o Diagrama da Estrela são básicos para a psicossíntese. O primeiro pode também ser visto em cor. O segundo descreve as funções psicológicas, com a vontade exercendo o papel central.

O Diagrama do Ovo


1. O Inconsciente Inferior
2. O Inconsciente Médio
3. O Inconsciente Superior
              ou Supraconsciente
4. O Campo da Consciência
5. O Self Consciente
              ou "Eu"
6. O Self Superior
7. O Inconsciente Coletivo


O Diagrama da Estrela


1. Sensação
2. Emoção-Sentimento
3. Desejo Impulso
4. Imaginação
5. Pensamento
6. Intuição
7. Vontade
8. Ponto central: O Eu,
            ou self pessoal


O Self

O self é uma entidade soberana e independente dos diversos aspectos da personalidade, tais como o corpo, os sentimentos e a mente. Este conceito é achado nas principais religiões e, cada vez mais, em  ramos da psicologia e da filosofia ocidental. Livrando esse conceito de qualquer fundo doutrinal e examinando-o empiricamente, achamos primeiro um centro de consciência e de vontade. Isto é o "self pessoal", o "Eu" ou o centro da identidade pessoal, a partir do qual os diversos aspectos da personalidade podem ser reconhecidos, reorganizados e integrados. Porém, o self pessoal é distinto do "Self Transpessoal" que é o ponto central do nível do supraconsciente. O self pessoal é um centro de identidade e de ser mais profundo e abrangente, onde a individualidade e a universalidade se combinam.

Uma imagem útil é a de uma orquestra onde os músicos representam as diversas partes ou aspectos de nós mesmos. Sem um maestro, haveria pouca cooperação porque cada um dos músicos tentaria que fosse executada a sua música favorita, de acordo com a sua própria interpretação. A aceitação e a submissão ao maestro resulta numa integração da orquestra, e isto se reflete subseqüentemente na música. Enquanto o maestro representa o self, o self transpessoal pode ser imaginado como o compositor ou o produtor.

Funções do Self

As duas funções centrais do self pessoal são a consciência e a vontade. A consciência do self permite que a pessoa seja claramente consciente do que está acontecendo dentro e em volta dela, e que ela se perceba sem distorção e sem ficar na defensiva. Isto foi chamado de "atitude do observador interno". Na medida em que a pessoa consegue alcançar este ponto de centramento, as reivindicações da personalidade e sua tendência para a auto-justificação não a impedem mais de se ver com uma visão clara.

A vontade é considerada na psicossíntese como uma expressão direta do self e ocupa um lugar central. Libertando a vontade do Self, ganhamos a liberdade de escolha, a responsabilidade pessoal, o poder de decisão sobre nossas ações e a possibilidade de controlar ativamente e dirigir as muitas funções da personalidade. Deste modo, somos liberados da reação inútil aos nossos impulsos internos não desejados e às expectativas dos outros. Nós nos tornamos verdadeiramente "centrados" e, gradualmente, ficamos capazes de seguir um caminho que está conforme com o que é melhor dentro de cada um de nós. No nível mais alto do desenvolvimento da vontade, procuramos alinhar nossa vontade pessoal com uma vontade mais universal, aumentando assim a capacidade de servir as forças de evolução e de encontrar um significado e um propósito mais profundos em nossas vidas pessoais e em nossas tarefas sociais, e a capacidade de funcionar de maneira mais eficiente e mais serena no mundo, num espírito de cooperação e boa vontade.

Falsas Identificações

Agir "a partir de nosso centro" pode ser difícil, como todos nós já experimentamos. Uma das maiores dificuldades encontradas quando se aprende a agir "do centro" é a grande quantidade de falsas identificações que nós fazemos com aspectos internos específicos de dentro de nós. Por exemplo, podemos nos identificar as vezes com um sentimento passageiro de medo ou de raiva e perder ou distorcer nossa verdadeira perspectiva. Ou podemos nos  identificar com uma de nossas "subpersonalidades" - esses aspectos semi-autônomos e freqüentemente contraditórios de nós mesmos que seguem uma rotina previsível, pré-programada, quando são evocados por um determinado conjunto de circunstâncias. Muito do trabalho básico da psicossíntese é orientado para o reconhecimento e a harmonização das subpersonalidades. Deixamos, então, de ser controlados por essas subpersonalidades  de maneira desamparada, e podemos aprender progressivamente a dirigi-las conscientemente. Para isso, é essencial a aprendizagem do processo fundamental da "des-identificação" de tudo que não é o self, e da "auto-identificação" ou realização de nossa verdadeira identidade como um centro de consciência e de vontade.

Métodos Utilizados

Há uma grande variedade de tecnicas utilizadas na psicossíntese para atender à diversidade de necessidades apresentadas por situações diversas e pessoas diversas. Cada pessoa é tratada como um indivíduo, e um esforço é feito para achar os métodos mais adequados à situação existencial, ao tipo psicológico, às metas individuais, às necessidades e ao caminho de desenvolvimento da pessoa. Algumas das técnicas mais comumente usadas são: a imaginação dirigida, a consciência e o movimento do corpo, o trabalho com símbolos, o trabalho com a arte, manter um diário, o treinamento da vontade, a fixação de meta, o trabalho sobre os sonhos, o desenvolvimento da imaginação e da intuição, a gestalt, os modelos ideais e a meditação. A abordagem principal da psicossíntese é o tratamento da pessoa como um todo, embora em cada sessão se possa focalizar um nível ou um aspecto particular da pessoa. Tendo como objetivo a integração do corpo, dos sentimentos e da mente, a psicossíntese tem como meta promover um processo de crescimento contínuo, onde aplicamos as atitudes e técnicas básicas da psicossíntese na vida cotidiana para promover uma atualização mais jovial, harmoniosa e plena de nossas vidas.

Fases da Psicossíntese

Toda pessoa é um indivíduo, e a integração de cada pessoa segue um caminho particular. Mas no processo global da psicossíntese, podemos distinguir duas fases sucessivas - a psicossíntese pessoal e a transpessoal. Na psicossíntese pessoal, a integração da personalidade ocorre em volta do self pessoal, e o indivíduo atinge um nível de funcionamento, em termos do seu trabalho e de suas relações, que seria considerado como plenamente saudável pelos padrões atuais de saúde mental.
Na fase transpessoal da psicossíntese, a pessoa aprende a alinhar-se com o Self Transpessoal e a expressar as energias desse Self Transpessoal, manifestando então qualidades tais  como: responsabilidade social, espírito de cooperação, perspectiva global, amor altruístico e propósito transpessoal. Freqüentemente, as duas fases se sobrepõem, e pode haver uma atividade transpessoal considerável bem antes da fase de psicossíntese pessoal estar completada.
 O texto acima foi traduzido e adaptado do site Psycosynthesis (Canada)

Aplicações da Psicossíntese

A Psicossíntese na Psicoterapia

"É uma terapia onde o terapeuta realmente o aceita
como você é, e acredita que você vai melhorar."

de um Cliente
 

A terapia em Psicossíntese provê uma atmosfera de segurança e de apoio para a exploração de assuntos e preocupações pessoais. Ela respeita o nível de desenvolvimento do cliente e seus modos de trabalhar particulares. O processo começa com o que é predominante na vida da pessoa e encoraja o cliente na direção da expressão mais completa de seu próprio potencial. As preocupações e assuntos tratados podem incluir:

  •  conflito e alienação pessoal, interpessoal ou familiar;
  •  falecimento, aproximação da morte ou tristeza não resolvida com relação à perda de um ser amado;
  •  stress profissional e/ou investigação de uma mudança de carreira;
  •  reconhecimento de comportamento de dependência;
  •  abuso, abandono ou incesto na infância ou adolescência;
  •  questões somáticas - doença física, dor crônica ou cuidado com a saúde;
  •  dificuldade de fazer escolhas ou de alcançar metas;
  •  desejo espiritual não realizado, ou um senso de dualidade entre os aspectos psicológicos e os aspectos espirituais da vida;
  •  necessidade de encontrar um significado mais profundo na sua vida, ou um sentimento que "algo está faltando".
O processo da psicossíntese sendo particular para cada indivíduo, o trabalho pode envolver a pessoa em diversas atividades, tais como: o desenvolvimento e uso da vontade; a integração dos aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais e sociais da vida; aprendendo a se des-identificar de identificações, conceitos e papéis auto-limitantes; a exploração de valores, significados e propósitos; o desbloqueio de obstáculos à expressão criativa.

O trabalho em si resulta de uma seleção dentro de um grande leque de técnicas e métodos, dependendo do que é natural e mais apropriado para cada pessoa. Dentro da estrutura da psicossíntese, os terapeutas utilizam a imaginação dirigida, a hipnoterapia, a gestalt, o movimento, o treinamento afirmativo, os trabalhos com a respiração, a arte - terapia, a escrita de um diário e a meditação, entre outras técnicas.
Durante o processo de psicossíntese, cada pessoa é encorajada a buscar orientação de dentro de si, progressivamente, e ela aprende como proceder de maneira independente, segura e eficiente mesmo sem a ajuda do guia de psicossíntese. Como o self do cliente se torna cada vez mais uma fonte de orientação, força, vontade, propósito, alegria, sabedoria e amor, vão sempre aumentando suas capacidades de funcionar no mundo:

  •  de maneira mais serena, espontânea e poderosa;
  •  com integridade, dignidade e respeito com os outros;
  •  num espírito de cooperação, compreensão e benevolência.
O texto acima foi adaptado de um catálogo da Synthesis Distribution.
Veja outro artigo sobre a A Psicossíntese na Psicoterapia, clicando aqui
.

A Psicossíntese na Educação

"O que o céu dispôs e lacrou é chamado de natureza inata.
A realização desta natureza é chamada de processo.
A clarificação deste processo é chamada de educação.
"
Confucius
A educação na psicossíntese é
 "...um método de educação integral que tende não só a favorecer o desenvolvimento das várias habilidades da criança ou do adolescente, mas também a ajuda a descobrir e a perceber a sua verdadeira natureza espiritual e a desenvolver, com a orientação desta, uma personalidade harmoniosa, brilhante e eficiente."
Roberto Assagioli, M.D.

A tarefa que nós enfrentamos como pedagogos e pais requer mais que um conjunto de técnicas novas e de exercícios e teorias; quem nós somos importa muito mais. "Quem nós somos" significa todos os aspectos de nós mesmos, nossos dons e qualidades, nosso propósito essencial na vida e nossa compreensão da profundidade da evolução humana.
Será que nossa responsabilidade como pais e pedagogos é limitada a dar a uma criança somente as ferramentas para enfrentar a vida num planeta aparentemente confuso? Podemos educá-la somente para sobreviver? Nos temos uma responsabilidade, uma missão, de oferecer ao jovem uma visão para o futuro que inclui uma percepção realista e uma avaliação dos tempos conturbados, e ao memo tempo uma consciência da pungência incrível da vida.
As teorias populares sobre as crianças são muitas e variadas; os pedagogos tendem a mudar suas atitudes conforme as tendências correntes, deixando freqüentemente uma confusão em seu rasto. As crianças são diabos ou anjos? Predestinadas ou com vontade própria? Um pedaço de argila sem forma, ou um caráter predeterminado?

A psicossíntese diz respeito a todos os níveis de humanidade. Vemos a beleza do "anjo" e a violência do "diabo". Consideramos que ter uma visão mais ampla que inclui todos os aspectos de nossa experiência com as crianças, tanto o assim chamado "negativo" como o "positivo", é a única maneira de nós trabalharmos. Uma educação eficiente só é possível desta maneira.

A psicossíntese oferece uma abordagem global para o desenvolvimento humano, que inclui o ângulo teórico e o prático, como também o psicológico e o espiritual. A psicossíntese reconhece a experiência humana em todas suas facetas e, pelo uso de ferramentas específicas, ela procura ampliá-la em qualidade e disponibilidade.

O aprendizado, o estudo, ocorre da maneira mais eficiente quando o ser inteiro se compromete ativamente. A Educação Confluente é o termo usado para a integração, a convergência, dos elementos cognitivos e afetivos no aprendizado individual ou em grupo. Afetivo se refere a atitudes e valores e ao aspecto do sentir a experiência e o aprendizado. Cognitivo se refere à atividade da mente quando esta assimila a informação. A integração coerente destas áreas é essencial para uma educação significativa e relevante, para um comportamento inteligente e maduro e para que o indivíduo ocupe um lugar responsável e criativo na sociedade. Os pedagogos "confluentes" estão interessados principalmente em educar a criança para a vida, evocando a inteireza, a visão holística, que é seu direito inato, e promovendo sua capacidade de aprender.

Nas palavras de Roberto Assagioli, o fundador da psicossíntese:

"É axiomático que a prevenção de qualquer desordem é melhor que sua cura. Se as técnicas da psicossíntese constituem uma terapia efetiva - o que de fato são - não é muito melhor prevenir a necessidade de uma terapia no futuro, usando as técnicas da psicossíntese na educação o mais cedo possível? Perguntamo-nos, então, quais são as implicações de uma declaração destas? Tendo em vista o tipo de educação que prevalece no Mundo Ocidental, é preciso: primeiro, produzir um ser humano que funciona harmoniosamente, alegremente e de maneira produtiva em relação à sua própria capacidade; e segundo, estabelecer as condições nas quais tal ideal pode ser realizado".

O texto acima foi adaptado do livro "Psychosynthesis in Education" 
de Diana Whitmore
 

A Psicossíntese nos Negócios

Uma plataforma abrangente sobre a qual podem ser somados modelos de outras perspectivas e disciplinas; por exemplo, da teoria geral dos sistemas, com sua ênfase no holismo e no desenvolvimento de uma perspectiva sistêmica.

A Psicossíntese e a Ecologia

"Temos visto um despertar mundial de preocupação com o ambiente de nosso planeta, e ao mesmo tempo continuamos a ouvir sobre a devastação das florestas tropicais, os danos à camada de ozônio, a perda de terras cultiváveis e sua desertificação, a acumulação e o derramamento acidental de materiais radioativos e tóxicos, a destruição de antigos ecossistemas e de culturas humanas nativas, a extinção de milhares de espécies. Não podemos mais negar que nossos sistemas de apoio à vida no planeta Terra sejam gravemente expostos ao perigo, talvez além de um possível reparo.

Como achamos nosso caminho em tal mundo? Os pensadores e escritores preocupados com o futuro do planeta falam todos da necessidade de mudanças no modo de pensar, na atitude, nos valores culturais, começando com o indivíduo. Qual é a natureza desta mudança e como isto acontecerá? Como podemos ajudar a despertar nosso potencial humano e colocá-lo a serviço da paz, da justiça e da sustentabilidade, agora e para as futuras gerações?

Muitos de nós almejamos promover uma diferença, suscitar melhorias para nós mesmos, para o outro e para nossas crianças. Sentimos que temos que aprender e crescer como indivíduos ao mesmo tempo que nós tentamos mudar as coisas ao nosso redor. Queremos ficar mais eficientes e mais curadores para o planeta em nossas ações. Queremos nos sentir conectados com o mundo natural à nossa volta e com os outros. Buscamos sabedoria e inteireza"

Extraído do livro "Growing Whole: Self-Realization on an Endangered Planet" de Molly Young Brown
Sobre este assunto, 
veja também o site de nossa colaboradora
 

A Psicossíntese na Religião

"Um problema particular com as imagens religiosas é a sua relação com a vida.... O uso de imagens por muitas religiões atuais, eu acho, ignora esta ponte essencial entre a imaginação e o comportamento, e as ferramentas da psicossíntese são particularmente adequadas para prover isso."
Daniel O'Conner, M.A.
 

A Psicossíntese na Política

"A medida que as pessoas se tornarem mais integradas e mais inteiras, suas políticas serão mais holísticas; e a Psicossíntese é o meio de ajudá-las a encontrar sua inteireza e a disseminar isso na comunidade."
John Vasconcellos, Vereador da Califórnia
 

A Psicossíntese na Medicina

"A visão do homem como vivendo por meio de vários "corpos" que interagem intensamente entre si e que se influenciam mutuamente de diversos  modos através de seus "campos morfogénicos", pode ajudar a tornar os diagnósticos médicos mais perspicazes e as estratégias de cura mais focalizadas. "
Vivian King, B.S.N., Ph.D.


A Psicossíntese nas Artes

Quadro pintado por Francisco E. N. Bernardini

A psicossíntese faz uso de diversos tipos de dramas. Um deles, o Drama Criativo, é usado particularmente para crianças, mas as vezes também para adultos. No Drama Criativo, uma história é representada. A história pode ser um conto de fadas, uma história da Bíblia ou qualquer história que cria a realidade de uma situação, como assumir responsabilidades, cuidar de um outro ou defender seu próprio self.

Desenhos, imagens e símbolos são úteis para descrever a vida interna da pessoa. A psicossíntese encorajou muitas pessoas a se tornarem arte - terapeutas e a usar esta valiosa ferramenta para criar harmonia nas vidas dos seus clientes.
A músico - terapia é usada em hospitais e outros ambientes para produzir uma atmosfera de cura. Já foi usada junto com a anestesia, ou em vez desta,  em alguns grandes hospitais. A música é também usada para despertar e estimular a vontade, bem como para transformar o desespero, o pessimismo, a amargura e até mesmo o ódio, em alegria e paz de espírito.

A maioria dos textos desta página foram traduzidos e adaptados dos sites
 

RELACIONADOS:
ALUBRAT - Associação Luso Brasileira de Transpessoal
ASTROTRANPERSONAL.COM.AR - Uma Visão Tranpessoal da Astrologia
Centro de Psicoterapia Existencial
Fabio Romano / Cura Mente-Corpo
Instituto Vita Continua / Milton Menezes
Inter&Ação Gerenciamento Humano
O Feminino e o Sagrado
ETC...
 

Bibliografia sobre a Psicossíntese

Livros em Português

Assagioli, Roberto - O Ato da Vontade, Ed. Cultrix, São Paulo - 1985
Assagioli, Roberto - Os Sete Tipos Humanos, Totalidade Editora, São Paulo - 1997
Assagioli, Roberto – Psicossíntese: Manual de princípios e técnicas, Ed. Cultrix, São Paulo - 1982
Ferruci, Piero - A Arte da Gentileza, Elsevier-Alegro Editora, Rio de Janeiro - 2004
Ferruci, Piero - O que podemos vir a ser, Totalidade Editora, São Paulo - 1999
Huber, Bruno - As três faces da Personalidade - Nova Visão da Psicossíntese e da Astrologia, Totalidade Editora, São Paulo – 1997
Parfitt, Will - Elementos da Psicossíntese, Ediouro, Rio de Janeiro - 1994
Parfitt, Will - Como Superar nossas Barreiras, Cultrix - 1993
Rainwater, Jeanette - Você é o responsável, Summus Editorial, São Paulo - 1987
Samuel, Andrée e outros autores, Maria Rita de Cássia Macieira (organizadora) – Despertando a Cura: Do Brincar ao Sonhar – Aspectos Psíquicos e Espirituais da Cura Existencial, Editora Livro Pleno, Campinas – 2004.
Samuel, Andrée – Palestra de abertura da 1a Jornada do Movimento Transpessoal, Boletim Clínico da Faculdade de Psicologia da PUC - São Paulo, Volume XI, novembro de 2001.
Stauffer, Edith R - Amor Incondicional e Perdão, Totalidade Editora, São Paulo – 1991

Livros em Inglês, Francês e Italiano 

Assagioli, Roberto - Comprendere la Psicosintesi, Casa Editrice Astrolábio, Roma - 1991
Assagioli, Roberto - Educare l´Uomo Domani, Istituto di Psicosintesi, Firenze - 1988
Assagioli, Roberto - Le Développement Transpersonnel, Éditions Desclée de Brouwer, Paris - 1994
Assagioli, Roberto - Per l´Armonia della Vita, Casa Editrice Astrolábio, Roma - 1993
Assagioli, Roberto - Transpersonal Development: The Dimension Beyond Psychosynthesis, Inner Way Productions, Scotland, revised edition - 2008
Brown, Molly - Growing Whole: Self-Realization on an Endangered Planet,  Psychosynthesis Press, Los Angeles, CA - 1997
Brown, Molly - The Unfolding Self: Psychosynthesis and Counseling,  Psychosynthesis Press, Los Angeles, CA - 1994
Brown, Molly - The Unfolding Self: The Practice of Psychosynthesis,  Allworth Press, revised edition - 2004
Eastcott, Michael - The Story of the Self,  Sundial House, republished - 1999
Ferruci, Piero - Inevitable Grace: Breakthroughs in the Lives of Great Men and Women: Guides to Your Self-Realization, St. Martin's Press, London - 1990
Ferruci, Piero - The Power of Kindness, Tarcher, New York - 2006
Firman, John & Gila, Ann - The Primal Wound: A Transpersonal View of Trauma, Addiction, and Growth, Suny Press, New York - 1997
Firman, John & Gila, Ann - Psychosynthesis: A Psychology of the Spirit, Suny Press, New York - 2002
Hardy, Jean - A Psychology with a Soul: Psychosynthesis in Evolutionary Context, Penguin Arkana - 1996
Keen, Sam - A Síntese de Roberto Assagioli, artigo publicado em Psychology Today - dezembro de 1974
King, Vivien - Being here when I need me, Inner Way Productions, Scotland - 1998
Parfitt, Will - Psychosynthesis: The Elements and Beyond , PS Avalon, Glastonbury - 2006
Pellerin, Monique & Brès, Micheline - La Psychosynthèse, Presses Universitaires de France, Paris  - 1994
Rowan, John – Subpersonalities: The People inside us, Routledge Ed., London & New York - 1995
Whitemore, Diana – Psychosynthesis Counselling in Action, Sage Publications, 3rd edition - 2004
Whitemore, Diana – Psychosynthesis in Education, Turstone Press, Rochester - 1986



Centro de Psicossíntese de São Paulo

Centro de Estudos, Vivências e Autoconhecimento
Tel. / Fax:(55)(11)3082-7665 e Cel. 99141-2909
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Última atualização: 30/06/2013

A maioria dos textos desta página foram traduzidos e adaptados dos sites

 Psycosynthesis (Canada) e Psycosynthesis International
 
http://psicossintese.org.br/Main/PS_O_que_e.asp


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