sábado, 5 de julho de 2014

Wolfgang Amadeus Mozart - Serenade No. 10 in B-flat major, K. 361 "Gran Partida"




Wolfgang Amadeus Mozart - Serenata n º 10 em B bemol maior, K. 361 "Gran Partita"

- Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart (27 de janeiro, 1756 - 5 de dezembro de 1791)
- Performers:
Oboé - Stephen Taylor (principal) e Melanie Campo
Clarinete - William Blount (principal) e Daniel Olsen
Bassett Horn - Gary Koch (principal) e Mitchell Weiss
Horn - Stewart Rose (principal), Scott Temple, William Purvis, e Russell Rizner
Fagote - Dennis Godburn (principal) e Marc Goldberg
Baixo de corda - John Feeney
- Condutor: Sir Charles Mackerras
- Ano da gravação: 1994

A Serenade No. 10 para ventos em B bemol maior, K. 361/370a, é marcado por treze instrumentos (doze ventos e cordas graves). A peça foi composta provavelmente em 1781 ou 1782 e é muitas vezes conhecido pelo subtítulo "Gran Partita", embora o título é um erro ortográfico e não da mão de Mozart. É composto por sete movimentos:

00:00 - I. Largo. molto Allegro
09:18 - II. Menuetto - Trio I - Trio II
19:35 - III. adágio
25:06 - IV. Menuetto. Allegretto - Trio I - Trio II
30:28 - V. romance. Adagio - Allegretto - Adagio
37:49 - VI. Tema con Variazioni
47:22 - VII. Finale. molto Allegro
- O movimento de abertura começa com uma introdução lenta em grande plano B em que tutti ritmos sincopados são definidos em oposição a passagens de solo para clarinete e oboé. Isto leva para o moderato Allegro, que é uma forma sonata monotemática. O primeiro tema da exposição se abre, originalmente apresentado em grande plano B nos clarinetes, depois retorna em Fá Maior nos clarinetes e oboés em uma forma modificada, como o segundo tema. Este tema continua a ser explorado no desenvolvimento e retorna na recapitulação, desta vez em B bemol maior em ambas as vezes.

- O segundo movimento é um minueto com duas seções trio contrastantes. A seção minueto é em B bemol maior e usa todos os instrumentos extensivamente. O primeiro trio é em Mi bemol maior e emprega apenas os clarinetes e clarinetes. Esta seção leva a uma repetição da seção minueto. A segunda seção trio está na relativa menor, Sol menor, e utiliza extensivamente o oboé solo, chifre de basset e fagote.

- O terceiro movimento, descrito por Goodwin como "praticamente um ensemble 'ópera' de sentimento apaixonado e calor sensual", marcada Adagio, é em mi bemol maior. Um pulso sincopado ocorre em quase todo o movimento enquanto que as linhas de solo alternar entre o oboé solo, clarinete e trompa basset.

- O quarto movimento é um segundo minueto; como o segundo movimento, tem duas seções trio. A seção rápida, staccato minueto é em grande plano B. O primeiro trio, por outro lado, tem menos notas staccata e está no menor paralelo, menor B-plana. Após a secção minueto é repetido, o segundo trio é jogado. Esta seção é em Fá Maior e é em grande parte legato.

- O quinto movimento, chamado romance, retorna ao ritmo lento e Mi maior tonalidade plana do terceiro movimento. O movimento começa e termina com uma seção Adagio na tônica e em compasso ternário, com muitas notas longas da melodia. Contrastando com estas seções é uma seção Allegretto entre eles, o que está em C menor e dispõe de pulso constante nos fagotes.

- O sexto movimento é um conjunto de seis variações sobre um tema andante em grande plano B. O tema é apresentado principalmente pelo clarinete solo. As variações fazem uso de vários motivos rítmicos e muitas vezes apresentam instrumentos de solo; por exemplo, a primeira variação apresenta oboé solo. Ao contrário das outras variações, todas as quais estão em B bemol maior, a quarta variação é em bemol menor B. As últimas duas variações são em tempos diferentes do resto do movimento: o quinto é marcado Adagio, enquanto a sexta está marcado Allegretto. A última variante é também em metros tripla, em contraste com as outras variantes, que são em compasso binário. Este movimento, sem variação de três, foi adaptado por Mozart como o segundo movimento do Quarteto Flauta em C maior (K. 285b).

- O sétimo e último movimento é um rondó. O movimento emprega muitas passagens tutti em que os oboés e clarinetes tocam em uníssono, particularmente no tema do rondó. Os episódios entre os retornos do tema apresentam um maior grau de interação entre os instrumentos.

Há uma referência famosa para esta peça no filme "Amadeus" (Milos Forman, 1984). O primeiro encontro de Salieri com Mozart está em um desempenho desta peça, onde ele a escuta e fica encantada. Esta é a sua citação fantástica no 3 º movimento (Adagio): "Na página parecia nada O começo simples, quase cômico apenas um pulso - fagotes e clarinetes - como uma sanfona enferrujada Então, de repente - muito acima dela - um... oboé, uma única nota, pendurado lá inabalável, até que um clarinete assumiu e adoçado-lo em uma frase de tal delícia! Isso não era composição por um macaco de circo! Esta foi uma música que eu nunca tinha ouvido falar. Cheio de tal desejo, tal desejo irrealizável, tinha me tremendo. pareceu-me que eu estava a ouvir a própria voz de Deus. "

 Wolfgang Amadeus Mozart 

- Serenade No. 10 in B-flat major, K. 361 "Gran Partita


- Composer: Wolfgang Amadeus Mozart (27 January 1756 -- 5 December 1791)
- Performers:
Oboe - Stephen Taylor (principal) & Melanie Field
Clarinet - William Blount (principal) & Daniel Olsen
Bassett Horn - Gary Koch (principal) & Mitchell Weiss
Horn - Stewart Rose (principal), Scott Temple, William Purvis, and Russell Rizner
Bassoon - Dennis Godburn (principal) & Marc Goldberg
String Bass - John Feeney
- Conductor: Sir Charles Mackerras
- Year of recording: 1994

The
Serenade No. 10 for winds in B-flat major, K. 361/370a, is scored for
thirteen instruments (twelve winds and string bass). The piece was
probably composed in 1781 or 1782 and is often known by the subtitle
"Gran Partita", though the title is a misspelling and not from Mozart's
hand. It consists of seven movements:

00:00 - I. Largo. Molto Allegro
09:18 - II. Menuetto - Trio I - Trio II
19:35 - III. Adagio
25:06 - IV. Menuetto. Allegretto - Trio I - Trio II
30:28 - V. Romance. Adagio - Allegretto - Adagio
37:49 - VI. Tema con Variazioni
47:22 - VII. Finale. Molto Allegro
-
The opening movement begins with a slow introduction in B flat major in
which tutti syncopated rhythms are set in opposition to solo passages
for clarinet and oboe. This leads into the Allegro moderato, which is a
monothematic sonata form. The first theme of the exposition opens,
originally presented in B flat major in the clarinets, later returns in F
major in the basset horns and oboes in a modified form as the second
theme. This theme continues to be explored in the development and
returns in the recapitulation, this time in B flat major both times.
-
The second movement is a minuet featuring two contrasting trio
sections. The minuet section is in B flat major and uses all the
instruments extensively. The first trio is in E-flat major and employs
only the clarinets and basset horns. This section leads into a repeat of
the minuet section. The second trio section is in the relative minor, G
minor, and extensively uses the solo oboe, basset horn and bassoon.
-
The third movement, described by Goodwin as "virtually an 'operatic'
ensemble of passionate feeling and sensuous warmth", marked Adagio, is
in E flat major. A syncopated pulse occurs almost throughout the
movement while solo lines alternate between the solo oboe, clarinet and
basset horn.

- The fourth movement is a second minuet; like the
second movement, it has two trio sections. The fast, staccato minuet
section is in B flat major. The first trio, by contrast, has fewer
staccato notes and is in the parallel minor, B-flat minor. After the
minuet section is repeated, the second trio is played. This section is
in F major and is largely legato.

- The fifth movement, labeled
Romance, returns to the slow tempo and E flat major tonality of the
third movement. The movement begins and ends with an Adagio section in
the tonic and in triple meter with many long notes in the melody.
Contrasting with these sections is an Allegretto section between them,
which is in C minor and features constant pulse in the bassoons.
-
The sixth movement is a set of six variations on an andante theme in B
flat major. The theme is presented primarily by the solo clarinet. The
variations make use of various rhythmic motives and often feature solo
instruments; for example, the first variation features the solo oboe.
Unlike the other variations, all of which are in B flat major, the
fourth variation is in B flat minor. The last two variations are in
different tempos from the rest of the movement: the fifth is marked
Adagio, while the sixth is marked Allegretto. The last variation is also
in triple meter, in contrast with the other variations, which are in
duple meter. This movement, without variation three, was adapted by
Mozart as the second movement of the Flute Quartet in C major (K. 285b).
-
The seventh and last movement is a rondo. The movement employs many
tutti passages in which the oboes and clarinets play in unison,
particularly in the rondo theme. The episodes between the returns of the
theme feature a greater degree of interplay between the instruments.


There
is a famous reference to this piece in the film "Amadeus" (Milos Forman
1984). Salieri's first encounter with Mozart is at a performance of
this piece, where he listens to it and is overwhelmed. This is his
fantastic quote on the 3rd movement (Adagio): "On the page it looked
nothing. The beginning simple, almost comic. Just a pulse - bassoons and
basset horns - like a rusty squeezebox. Then suddenly - high above it -
an oboe, a single note, hanging there unwavering, till a clarinet took
over and sweetened it into a phrase of such delight! This was no
composition by a performing monkey! This was a music I'd never heard.
Filled with such longing, such unfulfillable longing, it had me
trembling. It seemed to me that I was hearing the very voice of God."


Publicado em 02/07/2013-Licença padrão do YouTube

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