terça-feira, 4 de setembro de 2012

Beethoven 9th Symphony - Bernstein Best Recording Ever



This is the most powerful interpretation of 9th Symphony ever.
 Listen and see for yourself.

 A REALIDADE QUÂNTICA COMO BASE DA VISÃO DE
TEILHARD DE CHARDIN E UMA NOVA CONCEPÇÃO
DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Lothar Schäfer
Introdução
A Física do século XX mostrou que a realidade é diferente
do que sempre pensamos. No fundamento das coisas ordinárias,
as partículas elementares não são tão reais como as coisas
que elas formam, mas são essencialmente diferentes. A realidade
física não é o que ela parece ser, sendo possível propor o
seguinte:
1. A base do mundo material é imaterial.
2. A natureza da realidade é a de um todo indivisível e
inseparável.
3. As entidades quânticas possuem propriedades da consci
ência de forma rudimentar.
Esses aspectos da realidade física proporcionam uma estrutura
importante para as teorias de Teilhard de Chardin, as quais
não dispunham de base no final da cosmovisão mecanicista-materialista
da ciência de seu tempo. Ao mesmo tempo, a realidade
quântica é a base para uma nova concepção da evolução biológica,
que incorpora muitas teses de Teilhard, ampliando-as.
1 Alguns aspectos característicos da realidade quântica
1.1 A base do mundo material é imaterial
A Mecânica Quântica de Schrödinger é atualmente a única
teoria que possibilita explicar as propriedades dos átomos e mol
éculas. Nessa teoria, os elétrons nos átomos não são partículas
minúsculas, como pequenas esferas de matéria, mas elas são
estacionários padrões de onda ou formas matemáticas. Nós devemos
a Max Born a descoberta de que a natureza destas ondas
é a de ondas probabilísticas.
Probabilidades são números sem dimensão. As ondas probabil
ísticas são vazias; elas não carregam massa ou energia,
apenas informação sobre relações numéricas. Não obstante,
toda ordem visível do universo é determinada por sua interferência.
Por exemplo, as funções de onda dos átomos determinam
que tipo de moléculas pode ser formado e que tipo de química
elas produzem; as funções de onda das moléculas, por sua vez,
determinam as interações intermoleculares que formam a base
das células vivas. Dessa forma, constatamos que a ordem do
mundo está baseada em princípios não-materiais. A base do
mundo material é não-material.
Tais conclusões da Física contemporânea parecem ser, à
primeira vista, espantosas, mas elas não são novas. Pitágoras já
pensava que “todas as coisas são números” e sustentava que “a
harmonia do cosmo está baseada nas razões dos números”.
Mas o que são probabilidades? Razões de números! Similarmente,
no seu Timeu, Platão propôs que os átomos são formas
matemáticas, e Santo Agostinho escreveu (Confissões, livro 7º):
“Quanto mais velho me tornei, tanto mais desprezível se tornou
o vazio de meu pensamento, porque eu não podia conceber
uma entidade de outra maneira do que como sendo corporalmente
visível”.
1.2 A não-localidade ou inseparabilidade da realidade
A inseparabilidade da realidade foi revelada por experimentos
nos quais partículas elementares atuam uma sobre a outra a
longas distâncias sem nenhuma delonga. Experimentos que
testaram o Teorema de Belll (Bell, 1965, 1988; Aspect et al.,
1981, 1982; d’Espagnat, 1981; Shimony, 1991). mostraram que,
sob determinadas condições, decisões tomadas por um observador
num laboratório podem ter um efeito instantâneo no resultado
de experimentos realizados num outro laboratório, a uma
distância arbitrariamente longa. Duas partículas, que, num determinado
momento interagem e depois se afastam uma da outra,
podem permanecer conectadas e elas agem como se fossem
uma coisa só, não importando quão afastadas estiverem
uma da outra. Esse fenômeno define a não-localidade do mundo
quântico.
Se a natureza da realidade é não-local, ela é um todo indivis
ível. Nesse caso, propuseram Kafatos e Nadeau (l990), pode-
se tirar uma conclusão notável: visto que nossa consciência
emergiu deste todo e é parte dele, é possível inferir que um elemento
de consciência está ativo no universo: a Consciência
Cósmica. Teilhard (1999, p. 44) afirmou:
Em torno de nós, muito antes de Bell derivar sua desigualdade
(Bell, 1965, 1988), tão longe quanto o olho pode ver, o
universo se mantém unido, e apenas uma forma de considera-
lo é realmente possível, ou seja, tomá-lo como um
todo, num só pedaço. [...] Ele forma estruturalmente um
Todo.
2 Lothar Schäfer
1.3 Aspectos da mente
Para afetar fisicamente uma coisa, nós precisamos despender
certa energia. Por exemplo, para mover um objeto de um lugar
para outro, temos de empurrá-lo; isto é, direcionar certa
energia para ele. Apenas pensar em tal ação não faz com que
ela se realize. As partículas elementares, por sua vez, são diferentes.
Sob certas condições, elas modificam sua conduta
quando o que sabemos sobre elas muda. Elas reagem a graus
de informação, como se aquilo que nós pensamos sobre elas
pode afetá-las.
No mundo normal de nossa experiência sensitiva, a única
entidade que conhecemos que reage ao fluxo de informação é
uma mente consciente. Desse modo, podemos dizer que, nos
fundamentos da realidade, encontram-se entidades com propriedades
semelhantes à mente. Polkinghorne (1988, p. 66) chamou
a isso de “causalidade através de informação ativa”.
“Não é desarrazoado imaginar”, escreveu Wheeler (1998,
p.340), “que a informação está assentada no cerne da Física, assim
como ela está assentada no núcleo de um computador”. Ao
passar por um sistema de fendas, os elétrons parecem saber
quantas delas estão abertas e quantas estão fechadas, e eles
ajustam seu comportamento de acordo com isso. Num vácuo,
pares de partículas podem aparecer saídas do nada, desde que
elas existam por um tempo tão curto que nós não podemos saber
com segurança que elas existiram. Uma partícula que forma
um único estado com outra partícula parece saber se foi ou não
feita uma mensuração em sua partícula gêmea a uma longa dist
ância. Stapp (1977) questiona:
O mistério central da teoria quântica é: como a informação
circula tão rapidamente? Como a partícula sabe que há
duas fendas? De que modo a informação sobre o que está
acontecendo em qualquer outro lugar é coletada para determinar
provavelmente o que vai acontecer aqui? De que
modo a partícula sabe que ela foi procurada em algum lugar
distante e não foi encontrada?
E Wiener enfatizou (1961, p. 132): “Informação é informa-
ção, e não matéria ou energia. Nenhum materialismo que não
admita isso pode sobreviver hoje”.
Com base nos aspectos similares à mente das partículas
elementares, Eddington fez a seguinte generalização (1939, p.
151; 1929, p. 276): “O universo é da natureza de um pensamento
ou sensação numa mente universal [...] o estofo do universo é
estofo mental.” E Jeans (19931, p. 146, 158): “A mente não mais
aparece como um intruso acidental no reino material, nós estamos
começando a suspeitar que deveríamos, antes, saudá-la
como a criadora e governadora do reino da matéria”.
Cadernos IHU Idéias 3
Aspectos de consciência emergem em muitos fenômenos:
as ondas probabilísticas não-materiais estão mais próximas da
natureza de um pensamento do que de uma coisa. A capacidade
limitada de estados eletrônicos de armazenar elétrons é a
base de toda a Química e da ordem visível do universo. Ela é resultado,
não de alguma força mecânica que conheçamos, mas
de um princípio mental, a saber, da simetria das funções de
onda de partículas elementares, isto é, da simetria dos números.
“Nisso há de fato algo quase-mental, não físico”, escreveu Margenau
(1984, p. 16).
Em saltos quânticos, os sistemas quânticos são espontâ-
neos. Uma mente consciente é a única entidade que conhecemos,
que pode agir dessa maneira. A espontaneidade na Física
é a ausência de causalidade. Isso “nos deixa”, escreveu Eddington
(1929, p.309): “com uma não clara distinção entre o natural e
o sobrenatural”.
Então, em relação à realidade quântica, a linha de demarca
ção está obnubilada entre o natural e o sobrenatural, entre o fí-
sico e o metafísico e entre o mental e o material. É inevitável a impress
ão de que a realidade quântica é uma realidade transcendente,
tão diferente da realidade ordinária, como o é da observa-
ção direta. Quanto às partículas elementares, estados semelhantes
a idéias se tornam semelhantes à matéria. A palavra se
está tornando carne. Tudo o que o rei Midas tocava, se transformava
em ouro. Tudo o que nós observamos, se transforma em
matéria. Em suas fronteiras, a realidade observável não se desfaz
em nada, mas em algo invisível. A realidade física beira a
metafísica.
Da mesma forma como átomos mortos formam organismos
vivos e moléculas ignorantes formam cérebros inteligentes,
entidades metafísicas formam a realidade física.
2 Importância dos estados virtuais para uma nova visão da
evolução
O conceito de estados virtuais é de grande importância
para todos os processos de emergência no universo. Isso é mais
bem explicado, descrevendo como os estados virtuais de molé-
culas surgem na teoria quântica de Schrödinger, quando os átomos
formam uma liga. Sua aplicação à emergência de uma ordem
complexa na biosfera vai estabelecer o estágio para encontrar
uma fundamentação moderna para a visão teilhardiana da
evolução.
2.1 Alguns aspectos característicos da mecânica ondulatória de Schrödinger
Na mecânica ondulatória de Schrödinger, uma função ondulat
ória, usualmente denotada pelo símbolo grego N, representa
um sistema físico, como, por exemplo, um elétron num átomo. Nessa teoria, operações matemáticas em N geram valores
numéricos, chamados eigenvalues [valores próprios], que
são postulados para corresponder a resultados de operações fí-
sicas (mensurações), no sistema físico representado por N.
A equação de Schrödinger para um elétron num átomo ou
numa molécula é uma equação diferencial. Sua solução produz
uma gama completa de funções de onda, que correspondem a
diferentes estados do sistema e dependem dos valores de três
números quânticos, usualmente denotados pelos símbolos n, l,
e m1. Esses números determinam, respectivamente, a energia
do elétron, seu momento angular e a direção de seu momento
angular no espaço. Cada combinação permitida de números
quânticos define a forma de uma função de onda específica,
Nn,l,ml (x,y,z), que, por sua vez, determina as propriedades de um
estado específico; x, y, e z denotam as três direções do espaço.
As funções Nn,l, ml (x,y,z) existem no espaço que circunda
um átomo e se estendem, com intensidade rapidamente decrescente,
ao infinito. Seu sentido físico é o mesmo de todas as ondas
quânticas: elas são amplitudes probabilísticas, isto é, a probabilidade
de encontrar um elétron no espaço é dada pelo quadrado
das amplitudes da função de onda do estado que ele ocupa.
Assim, as próprias funçõesNn,l, ml (x,y,z) não são visíveis, elas
são apenas listas de números, mas suas amplitudes na segunda
potência correspondem a uma propriedade observável, a saber,
as distribuições probabilísticas de propriedades físicas que
emergem em repetidas mensurações feitas em muitos sistemas
no mesmo estado. Quando um elétron muda seu estado quântico,
sua função de onda muda de uma forma de onda para outra.
Uma vez que N se estende ao infinito, uma mudança de estado
muda o padrão de probabilidade abruptamente em toda parte
no universo. “O volume de cada átomo”, escreveu Teilhard
(1959, p. 45) “é o volume do universo. O átomo não é mais o microsc
ópico mundo fechado que talvez tenhamos imaginado. Ele
é o centro infinitesimal do próprio mundo”.
Em suma, nos átomos de Schrödinger, os elétrons são ondas
estacionárias,Nn,l, ml (x,y,z), e as magnitudes ao quadrado,
|Nn,l,ml (x,y,z)|², determinam a probabilidade de encontrar um
elétron no espaço.
2.2 A formação de estados virtuais numa ligação química
As funções de onda Nn,l,ml (x,y,z) são, com freqüência, chamadas
de orbitais. Nesse caso, se diz que um elétron num estado
representado por Nn,l,ml (x,y,z) ocupa esta orbital. Verifica-se
que cada orbital tem uma capacidade limitada de aceitar elé-
trons, isto é, quando ela está ocupada por dois elétrons, está
cheio ou plenamente ocupado. Esta capacidade limitada, conhecida
como o Princípio de Pauli, é equivalente ao fato de que
Cadernos IHU Idéias 5
dois elétrons no mesmo sistema não podem formar exatamente
o mesmo padrão de onda.
Quando dois átomos colidem e interagem, eles podem formar
uma ligação química. Nesse processo, suas funções de
onda se misturam, se sobrepõem, interferem uma com a outra, e
o padrão de interferência resultante é a função de onda Nn,l,ml
(x,y, z) de uma molécula. As funções de onda moleculares são,
pois, funções probabilísticas, mas, em contraste com a função
atômica Nn,l,ml (x,y,z), elas pertencem a todos os átomos de uma
molécula, e não apenas a um deles. Compartilhando padrões
probabilísticos, os átomos de uma molécula formam uma liga-
ção. Usando o conceito de orbital se diz que uma ligação química
é formada, orbitais atômicos (AO) formam orbitais moleculares
(MO).Oprincípio de Pauli se aplica aos MOs, bem como aos AOs,
ou seja, com dois elétrons um dado MO é plenamente ocupado.
Quando uma molécula se forma, o resultado é sempre um
sistema coerente de um grande número de estados eletrônicos,
que podem ser comparados aos degraus de uma escada. Cada
estágio tem seu orbital característico, cada estágio tem sua
energia quantizada, e quando uma molécula passa por uma
transição de um estado a outro, a diferença de energia deve ser
contabilizada, como uma soma de dinheiro retirada de uma conta
bancária. No estado mais estável de uma molécula, o estado
fundamental, os elétrons são distribuídos entre os MOs avaliáveis,
preenchendo primeiro o orbital com a energia mais baixa e passando
ao próximo mais alto, até que todos os elétrons tenham
sido colocados no lugar.
Nesse processo, um grande número de estados permanece
desocupado, porque a superposição de funções de ondas
atômicas sempre cria mais estados moleculares do que os necess
ários para armazenar todos os elétrons de uma dada molé-
cula. Estes estados vazios podem ser comparados com os quartos
vazios de um hotel parcialmente ocupado.
Estados moleculares desocupados são coisas peculiares,
se realmente se pode falar de coisas. Suas formas matemáticas
(o Nn,l,ml (x,y,z) e, assim, as propriedades do estado) são exatamente
determinadas pelas condições de uma molécula antes
que elas sejam reais no sentido material. Os estados desocupados
são invisíveis e não são propriamente reais porque estão vazios.
Eles são objetos de Heisenberg, que existem numa espécie
estranha de realidade entre a idéia de uma coisa e uma coisa
real. Os químicos quânticos chamam os estados vazios de estados
virtuais, e os orbitais correspondentes, de orbitais virtuais.
Somente estados ocupados são estados reais. Estados virtuais
levam uma existência de purgatório: não propriamente condenados
à imaginação total, mas também não ainda redimidos
para a realidade.
6 Lothar Schäfer
Os estados virtuais existem como formas matemáticas,
mas eles são mais do que a idéia de uma forma matemática, porque
têm o potencial, potentia, de se tornarem reais, a saber,
quando uma molécula faz uma transição para tal estado. Dizemos
que, quando um estado virtual é ocupado, ele se torna efetivado.
Neste ponto, sua ordem virtual, contida no padrão da
Nn,l,ml (x,y,z) virtual, vai se tornar uma ordem real. A efetivação de
uma ordem virtual em saltos quânticos aparece, então, como o
mecanismo pelo qual a ordem transcendente no universo pode
expressar-se no mundo material.
O conceito de potência de Heisenberg (Heisenberg, 1952,
1962), tomado de Aristóteles, foi aplicado originariamente a superposi
ções de estados, mas ele também pode ser aplicado a
estados virtuais, porque sua ordem é potencial. Quando um estado
virtual é ocupado, ele se torna um estado factual. Todas as
moléculas, na verdade todos os sistemas materiais, são centros
de potentia, de estados virtuais que não são propriamente reais,
mas possíveis, e algo novo emerge constantemente deles.
2.3 A molécula de hidrogênio como exemplo
A formação de estados virtuais pode ser facilmente ilustrada,
considerando-se a ligação química entre dois átomos de hidrog
ênio na molécula de hidrogênio. (O símbolo químico para o
hidrogênio é H; a fórmula química para a molécula de hidrogênio
éH2. Cada átomo-H possui um único elétron. A molécula-H2consiste
de dois átomos-H e sua ligação é realizada pela interferência
de dois elétrons).
O estado básico de um átomo-H é chamado de estado-Is,
em síntese, Hls. A função de onda correspondente é Nls (x,y,z).
Um elétron no estado-Hls tem uma energia exatamente determinada
e quantizada e tem um padrão probabilístico exatamente
determinado, que é dado por | Nls (x,y,z)|2. Para todos os fins
práticos, o elétron no átomo-H é uma forma matemática.
Quando dois átomos-H entram em contato estreito um com
o outro – isso ocorre quando a distância entre eles fica abaixo de
um bilionésimo de 1 metro – suas funções de onda Hls se sobrep
õem, se confundem e interferem do modo típico pelo qual as
ondas fazem tais coisas. Nesse processo, dois MOs são formados
numa molécula-H2, um dos quais vai receber os dois elé-
trons de H2, deixando a outra molécula vazia.
Cadernos IHU Idéias 7
Se as funções de onda dos estados-ls de dois átomos de
hidrogênio (Hls) interferem uma com a outra, dois estados moleculares
ou orbitais moleculares, cujas energias estão abaixo (ls)
ou acima (ls*) da energia-Hls dos átomos isolados, são formados.
Se os dois elétrons ocupam o estado-l inferior com orienta-
ções de spin antiparalelas (simbolizadas por flechas), isso resulta
num sistema que é mais estável do que dois átomos
não-ligados.
A figura 1 mostra o diagrama energético para os estados
atômico e molecular envolvidos na formação de H2. Comparado
com a energia dos orbitais Hls, um dos MOs que eles formam
tem energia mais baixa, enquanto o outro a tem mais alta. No estado
básico de H2, os dois elétrons serão localizados no estado
energético mais baixo (ls), de modo que o estado mais alto,
(ls*), permanece vazio ou virtual.
Além do orbital virtual, criado pela interferência de estados
Hls, a estrutura quântica de H2 contém bem mais estados vazios
(não mostrados na fig. 1), porque os átomos H contêm, eles pró-
prios, estados virtuais, que também interferem e criam estados
moleculares adicionais. Esta é uma situação peculiar: a interfer
ência de estados atômicos virtuais, entidades não-materiais e
não propriamente reais, cria estados virtuais moleculares, que,
por sua vez, não são propriamente reais, mas têm uma ordem
predeterminada, potencial e matematicamente prognosticável.

2.4 Estados virtuais como entidades parmenidianas
Repetindo os pontos principais: todas as coisas contêm estados
vazios, que chamamos de virtuais. Visto que estão vazios,
eles não são propriamente reais, mas podem tornar-se reais, se
um sistema salta para dentro deles. Isso lembra a tese de Parm
ênides de que o movimento somente é possível se existe um
espaço vazio para dentro do qual um objeto se possa mover. Os
sistemas quânticos confirmam o princípio de Parmênides: um
sistema necessita de estados vazios (virtuais) a fim de ter condi-
ções de mudar.

 Parmênides acreditava que não existem estados vazios.
Ele estava pensando em estados no espaço, e, de fato, estados
quânticos virtuais realmente não existem no espaço, mas somente
no espaço de estados de um sistema. A ordem dele não
reside em formas observáveis, mas em funções virtuais. Como
entidades parmenidianas, as Nn,l,ml (x,y,z) virtuais são partes de
uma ordem transcendente.
A descrição acima focalizou a formação de estados eletrô-
nicos moleculares como simples exemplo. Além disso, todos os
objetos contêm muitos outros tipos de estados virtuais que determinam
uma variedade de propriedades físicas, como, por
exemplo, as condições de movimento translacional, vibracional
e rotacional no espaço, e o movimento de espécies químicas
nas superfícies de energia potencial, que as conduzem de um
isômero a outro, ou de grupos de moléculas à sua unidade sinté-
tica. Em cada caso, um dado sistema é observado em apenas
um único estado efetivo de seu espaço de estados, enquanto todos
os outros estão vazios. Cada estado vazio carrega consigo
uma bem definida forma de onda Nn,l,ml (x,y,z), um padrão de ordem
e informação, mas um padrão virtual, uma parte da transcend
ência – não propriamente deste mundo, mas sempre pronta
para entrar nele. O universo fervilha de estados vazios que ainda
não provocaram um evento efetivo, e parece seguro dizer
que ele está mais repleto de virtualidade do que de efetividade.
Numa dança irrequieta e incessante, estados ocupados são
constantemente abandonados e se tornam virtuais, enquanto
estados vazios se tornam ocupados e reais. No fundamento das
coisas, a ordem transcendente e a ordem real estão entrelaçadas
num ininterrupto abraço frenético. Do transcendente ao real,
do real ao transcendente – tão fácil é isso.
Genes, moléculas de DNA, não estão isentos deste estado
geral da matéria. Para cada cadeia de nucleotídeos, há uma alta
densidade de estados vazios e probabilidades finitas para transi-
ções em direção a cada um deles. Uma mutação é a efetivação
de um estado virtual de um gene.
2.5 Estados cósmicos virtuais como idéias platônicas
É possível considerar todo o universo como um sistema
quântico. Nesse caso, temos de esperar que, além dos estados
ocupados que formam a parte visível da realidade, haja infinitamente
muitos estados cósmicos virtuais. Já que eles não são
reais no sentido material, a ordem que eles definem é cósmico-
transcendente. A efetivação de estados virtuais (VSA) é o mecanismo
pelo qual o mundo material é secretado e separado da
ordem transcendente do universo.
Se a natureza do universo é a de umtodo, todos os estados
são cósmicos, e os estados quânticos das moléculas singulares
são uma parte da estrutura quântica do universo. Assim, os esta-
Cadernos IHU Idéias 9
dos moleculares podem ser concebidos como existentes no espa
ço de estados cósmicos virtuais, antes que as moléculas correspondentes
existam como um aglomerado efetivo de matéria.
É provável que os estados quânticos que se efetivam em molé-
culas de DNA já existiram num tempo em que as moléculas reais
de DNA ainda não existiam neste planeta. Já que, na realidade
quântica, cada coisa que pode acontecer em determinado tempo
tem de acontecer, dada uma extensão suficiente de tempo, a
efetivação de estados que se expressam em formas de vida, é
inevitável. Já que precisamos supor que o espaço de estados
virtuais se estenda por todo o universo, como se existisse além
do espaço-tempo, não há razão para acreditar que a emergência
da vida estivesse restrita a um único ponto no tempo, ou a
uma única localidade, como o nosso planeta.
Somos assim conduzidos de maneira natural à visão de
Teilhard a respeito da vida como um fenômeno que
não pode mais ser considerado no universo como um acidente
superficial, mas deve, antes, ser considerado como
estando sob forte pressão em toda a parte – pronto para explodir
da menor fenda, não importa onde no universo – e,
uma vez efetivado, ele é incapaz de não usar cada oportunidade
e meio para chegar ao extremo de sua potencialidade,
externamente de Complexidade e internamente de
Consciência. (La vie ne peut plus “être regardée dans
l’Univers comme um accident superficial, nous devons l”y
considérer comme em pression partout – prête à sourdre
n’importe où dans le Cosmos para la moindre fissure – et,
une fois apparue, incapable de ne pas utiliser toute chance
et tout moyen pour arriver à l’extrême de tout ce qu’elle peut
attendre, extérieurement de Complexité, et intérieurement
de Conscience.) (1956, p.50).
No espaço de estados virtuais do universo, é suficiente que
cada estado quântico exista apenas uma vez, como numa livraria
central ou no mundo das idéias de Platão. A partir do estado-
Hls singular da livraria cósmica, os incontáveis átomos-H que
existem como partículas materiais são efetivações repetidas. Um
estado singular na livraria virtual: multiplicidade na ordem visível
do mundo material. Na ordem virtual, a navalha de Okham é o
instrumento supremo e a clareza cartesiana o último princípio.
Nesse modelo da ordem universal, considera-se haver um nú-
cleo de estados cósmicos virtuais, como um arquivo central ou
unidade de processamento, da qual o mundo material emerge
por VSA. Há totalidade na ordem virtual e separação nos objetos
efetivados.
A noção de que estruturas materiais idênticas são efetiva-
ções repetidas do mesmo estado quântico virtual expressa uma
concepção diferente das coisas do que a afirmação de que elas
são cópias uma da outra. Quando estados virtuais são efetiva-
10 Lothar Schäfer
dos repetidamente, ninguém copia nada e ninguém faz quaisquer
erros, mas todo o mundo apenas efetiva um estado cósmico
virtual, uma característica do universo.
Esse princípio se aplica a partículas elementares tanto
quanto a moléculas de DNA. O ponto de referência de um gene
não é um outro gene, mas um estado quântico virtual. Em genes
idênticos, não consideramos nenhum como a cópia de um outro,
mas todos como efetivações do mesmo estado quântico
cósmico. Números arbitrários de moléculas idênticas de DNA
são produzidos com base em um estado quântico singular da livraria
cósmica, de uma porção singular da ordem universal
virtual.
A noção de cópias e erros é a concepção ingênua dos processos
genéticos. Como outras concepções antropocêntricas,
ela terá de ser abandonada por fim. As entidades quânticas não
fazem cópias nem erros, elas simplesmente povoam estados
quânticos. Na síntese de DNA, um grupo de nucleotídeos simplesmente
povoa um estado quântico comum. Numa mutação,
um grupo de nucleotídeos povoa um estado vacante que não
estava ocupado antes. Se o novo estado causa variações no fen
ótipo, a seleção natural assumirá o controle. Formas de vida
mais elevadas evoluem mediante transições quânticas de molé-
culas de DNA para estados virtuais. Esta concepção situa o progresso
da evolução biológica no nível de estados quânticos, de
modo que as unidades de seleção natural não são segmentos
de cromossomos, mas a forma de onda de estados quânticos,
que se efetivam em cromossomos.
Isso tem conseqüências para a noção de descendência. Se
moléculas idênticas de DNA não são cópias uma da outra, mas
apenas efetivações repetidas do mesmo estado quântico, o conceito
de descendência muda seu significado. De certo modo,
não são as espécies que mudam, mas os genes é que mudam
de estados quânticos. Uma vez que os estados quânticos que
dão origem a organismos vivos, não descenderam um do outro,
seus efeitos fenotípicos também não descenderam um do outro.
Um estado cósmico que se efetiva numa molécula de DNA é
de um tipo especial: por sua efetivação ele catalisa efetivações
ulteriores de si mesmo. Ele pode ser chamado de estado de feedback.
Por sua efetivação, um estado de feedback eleva a probabilidade
de efetivações repetidas de si mesmo. Deve-se enfatizar
importância da probabilidade neste processo. A partir da espectroscopia
molecular se sabe que uma molécula pode, com certa
probabilidade, fazer uma transição de um estado a outro, quando
ambos compartilham uma geometria molecular comum. Algo
desta espécie, mas infinitamente mais complicado, deve ser suposto
para a definição de estados adjacentes (ou seja, estados
cujas funções de onda se sobrepõem) a partir dos quais organismos
vivos se efetivam com variações.
Cadernos IHU Idéias 11
2.6 A emergência de complexidade biológica pela efetivação de um estado
virtual
Pelo conceito de emergência nos referimos ao devir, ou ao
vir-a-ser de sistemas para os quais não há antecedentes. A emerg
ência se refere ao aparecimento de algo novo. Aparece no
mundo material algo que não existia antes, como novas formas
de vida na Biologia.
O processo do devir foi muitas vezes considerado enigmático.
Como é possível que sistemas complexos antes nunca existentes
surjam espontaneamente de sistemas mais simples? Já
que a raiz de tais processos obviamente não se encontra em formas
visíveis, os darwinianos têm sustentado com freqüência
que sistemas biológicos complexos resultam do acaso e emergem
do nada. Como aparecimentos miraculosos do nada e ordem
do caos não correspondem à nossa experiência normal da
natureza das coisas, sugere-se que a criação de estruturas complexas
por VSA é imensamente mais satisfatória, porque ela tem
um precedente empírico bem estabelecido: a emergência molecular
de uma ordem complexa de efetivações de uma ordem virtual
coerente é tão comum que chega a ser um fenômeno trivial.
Para Teilhard(1959, p.30), “a primazia concedida ao psíquico
e ao pensamento no estofo do universo” foi um tema central
de sua visão. Essa concepção encontra seu fundamento natural
na tese de que a emergência da ordem biológica complexa prov
ém da efetivação de estados virtuais, porque estados virtuais
são semelhantes à mente, não à matéria. Os estados cósmicos
virtuais são, em última análise, expressões do fundo do universo
semelhantes à mente, que podem ser a fonte não só dos princí-
pios necessários para construir nossos corpos, mas também
dos princípios universais que constituem nossa mente.
Com base na mera observação de um conjunto de átomos
de hidrogênio num estado ls, não se poderia inicialmente predizer
a emergência futura de estados 2p. E, no entanto, ambos os
estados não estão desconectados, mas fazem parte de uma ordem
coerente subjacente. A partir de encontros com homens de
Neanderthal, não se poderia ter predito a emergência de sociedades
modernas. E, no entanto, propõe-se que os fenômenos
humanos também não estão desconectados, mas fazem parte
de uma ordem coerente subjacente.
Isso mostra a diferença entre o darwinismo e a perspectiva
quântica da evolução biológica. Em contraposição ao darwinismo,
a VSA supõe a existência de uma ordem coerente subjacente
a toda a realidade, que chamamos de transcendente porque
ela não está armazenada em formas visíveis. O acaso exerce
uma função em ambos os modelos. Mas no darwinismo a ordem
evolutiva é criada pelo acaso, um ruído que a seleção natural vai
transformar em música (Monod, 1972, p.113). Na emergência do
12 Lothar Schäfer
VSA, a música é parte de um concerto cósmico duradouro. O
acaso está no salto quântico: se um salto vai ocorrer ou não e
para onde ele vai conduzir, mas a ordem dos estados na qual o
salto vai parar não tem nada a ver com acaso.
Ambos os modelos concordam com as mesmas provas experimentais
que os biólogos acumularam ao longo do tempo,
mas somente o conceito de VSA está de acordo com a experiência
geral da realidade quântica. Os dois modelos também diferem
no que eles consideram a base da realidade: a superfície vis
ível das coisas materiais ou uma realidade transcendente
subjacente.
Quadro 1: Transformando a ordem transcendente em ordem real
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Os estados virtuais de uma molécula são padrões de onda
complexos; e, uma vez que são virtuais, eles são porções da
ordem transcendental.
Os estados virtuais de um sistema quântico formam uma hierarquia,
em que a complexidade crescente de estados superiores
não independe dos estados inferiores e é imanente
ao sistema inteiro, mas contêm características não-presentes
nos estados inferiores.
Ao fazer uma transição a umestado virtual num salto quântico,
um sistema transforma a ordem transcendente em ordem
real.
A ordem molecular transcendente se expressa naturalmente
e sem nenhum esforço no mundo material por saltos
quânticos.
A efetivação de um estado virtual (VSA) por saltos quânticos
pode servir de modelo para a emergência espontânea de
ordem complexa no universo.
Em relação às partículas e às moléculas elementares, há
uma dança ininterrupta do real ao transcendente e do transcendente
ao real.
Num sistema material, todas as sensações são acompanhadas
por processos materiais. A consciência de princípios
universais não é exceção, mas isso não significa que os princípios
que aparecem em nossa consciência sejam criações dos processos
materiais.
Todos os processos materiais que ocorrem em células vivas
parecem ter uma base genética, o que não significa que os
princípios que aparecem nesses processos sejam criados pelos
genes. Da mesma forma pela qual a vida reflete a ordem virtual
universal, os princípios universais são reflexos da ordem universal.
Assim, o sentido do termo “genético” deve ser modificado.
No dicionário dos darwinianos, “genético” quer dizer “transmitido da ancestralidade”. Na perspectiva quântica da evolução,
“genético” designa “expresso da ordem cósmica virtual”. Prop
õe-se que, em última análise, a realidade virtual dote os organismos
que efetiva com a capacidade de entender a ordem cósmica.
Dessa forma, nossos caracteres não são as propriedades
de nossos genes, mas da estrutura quântica do universo. Toda a
realidade visível é a expressão fenotípica da realidade quântica.
2.7 Provas da necessidade de uma perspectiva quântica da evolução
A perspectiva quântica da evolução (Schäfer, 1997;2004)
se baseia na tese de que a base da vida é molecular; de que as
moléculas são sistemas quânticos e de que, em conseqüência,
as regras da teoria quântica são importantes para a Biologia molecular.
Tudo o que as moléculas podem fazer é saltar de um estado
ao próximo. Os saltos quânticos são espontâneos, não têm
causa e são regulados por probabilidades de transição que dependem
das funções de onda dos estados envolvidos. Quando
processos são regulados por probabilidades, nunca se pode estar
seguro do resultado de um evento específico. Assim, as muta
ções não são erros, mas expressões naturais da aleatoriedade
quântica.
Contra esta tese se tem sustentado freqüentemente que as
biomoléculas são grandes demais para serem consideradas sistemas
quânticos e que é plenamente suficiente tratá-las como
objetos newtonianos densos. Em contraposição a isso, há provas
crescentes de que este não é o caso. Por exemplo, em computa
ções moleculares das estruturas de peptídeos e proteínas
(Van Alsenoy, 1998; Jiang et al., 1995; Schäfer et al., 1982), mé-
todos químicos quânticos fornecem detalhes de estruturas moleculares
que estão ausentes em resultados computacionais obtidos
por procedimentos de modelação clássica, mas eles são observados
em estudos estruturais experimentais por cristalografia
de proteínas. Estas tendências estruturais representam um claro
efeito quântico numa propriedade importante das proteínas.
Em cálculos quânticos de minerais de argila (veja, por
exemplo, Teppen et al., 2002), o tamanho de um cristal mineral
precisa ser extrapolado ao infinito a fim de obter resultados que
estejam de acordo com dados experimentais. Tais estudos mostram
que todos os sistemas, independentemente do tamanho,
são sistemas quânticos. Nada no formalismo da Química Quântica
indica que ela vá falhar porque um sistema se torna demasiado
grande.
Em estudos de transferência interproteínica de elétrons, a
migração de elétrons através de proteínas, como a oxidase citocr
ômica, pode ser estudada por meio de espectroscopia (Millett
e Durham, 2002). Os fenômenos moleculares espectroscópicos
envolvem a absorção ou emissão de luz acompanhada por transi
ções de uma molécula de um estado quântico a outro. A oxida-
14 Lothar Schäfer
se citocrômica é uma molécula gigante, com um peso molecular
de aproximadamente 400 mil unidades de massa atômica, não
obstante, ela tem propriedades espectroscópicas claras. Isso
não pode ser interpretado senão pela conclusão de que a oxidase
citocrômica existe em estados quânticos e não pode ser considerada
um corpúsculo newtoniano.
As mutações sempre envolvem a realização ou sustação
de ligações químicas. A ligação química sempre ocorre no âmbito
atômico e pode ser explicada por uma seqüência de transi-
ções de estado de espécies químicas que passam de estados
não-ligados a estados ligados.
À parte de observações experimentais específicas, deve-se
perguntar, de maneira geral: O que a totalidade ou o todo do universo
poderia significar para a origem da vida? O que a descoberta
de estados virtuais em pequenas moléculas significa para
a ordem biológica? O que os aspectos semelhantes à mente do
fundo da realidade significam para a natureza da vida que evolui
na biosfera? Tais perguntas não carecem de sentido, mesmo
que respostas potenciais talvez não sejam acessíveis a umexperimento
agora. Negligenciar tais perguntas parece implicar um
risco maior do que discuti-las. O grande feito de Teilhard é que,
embora não tenha pensado em termos da teoria quântica teóricos,
ele levantou perguntas dessa espécie.
Darwin postulou que “a natureza não dá saltos”. Em contraposi
ção a isso, a Física contemporânea nos diz que a natureza
só dá saltos quânticos. Ao que parece, a progressão geral da
evolução não está isenta desta lei, porque a sucessão de níveis
com freqüência não é gradual, mas “tudo parece ter explodido já
pronto para dentro do mundo” (TEILHARD, Phenomenon of man,
1959, p. 121).
A teoria do equilíbrio intercalado (Gould and Eldredge,
1993; Eldredge and Gould, 1972) é uma tentativa de explicar observa
ções geológicas que mostram “a origem geológica instant
ânea e a subseqüente estabilidade (muitas vezes, por milhões
de anos) de ‘morfo-espécies’ paleontológicas’”. Tal processo – a
mudança rápida e espontânea de um sistema de um equilíbrio
duradouro para um novo estado – traz todas as marcas de um
processo quântico. De fato, situações análogas se encontram
facilmente entre sistemas quânticos. Por exemplo, em muitas
moléculas é um fenômeno comum que um estado molecular de
energia elevada seja cruzado por um segundo estado no qual a
molécula se dissocia. (Aquele no qual a molécula é deixada intacta,
embora sua energia seja alta, é usualmente nomeado de
“estado ligado”; este último, de “estado dissociativo”). No ponto
de cruzamento, os limites dos estados se interseccionam. Os
dois estados têm a mesma energia e compartilham uma geometria
molecular comum. Este fenômeno é conhecido como
pré-dissociação (ver, por exemplo, Atkins, 2002).
Cadernos IHU Idéias 15
A pré-dissociação de uma molécula diatômica é um exemplo
particularmente simples. Em tal processo, um estado ligado
é cruzado por um estado dissociativo num certo valor da distância
internuclear (isto é, da distância entre os dois átomos). Quando
a molécula no estado ligado é excitada a um nível energético
na energia do ponto de cruzamento, ela pode cruzar do estado
ligado ao estado dissociativo, depois do que, ela se dissocia. O
aspecto importante de tal configuração no contexto de equilíbrios
evolutivos intercalados é que ele conduz naturalmente a situa-
ções modelares nas quais longos períodos de estase, a saber, a
residência imutável de uma população de moléculas no mesmo
estado, é interrompida por curtos períodos de mudança espont
ânea, na qual uma parte da população molecular faz uma transi-
ção a um outro estado e a uma outra espécie química.
Quando o sódio iodeto, Na l, é excitado por radiação a laser
ao estado Na l (O+), o sistema apresenta longos períodos de estase
(residência de uma população molecular no mesmo estado),
intercalados por curtos períodos de transição espontânea
de uma parte de uma dada população molecular a umestado diferente.
Uma seqüência temporal das máximas de probabilidade
de distâncias internucleares é mostrada para Nal, revelando
uma moção cíclica entre ~200 pm e ~1200 pm. A bifurcação de
uma parte da população a um estado diferente e a uma espécie
química diferente é indicada na figura por uma bifurcação da seq
üência das máximas de probabilidade. Três áreas de ramifica-
ção desse tipo são vistas em aproximadamente 400, 1200 e
2000 fs. Para mais detalhes veja o texto. O exemplo é tirado de
J.D. Ewbank, L. Schâfer e A.A. Ischenko, J. Mol. Struct., n. 321,
p. 265-78.
Na figura 2, a evolução temporal das distâncias internucleares
na pré-dissociação de iodeto de sódio, Na I, é mostrada
16 Lothar Schäfer
Fig. 2.
como exemplo, tomado de Ewbank et al. (1994). O iodeto de só-
dio pode ser excitado por luz laser a um estado eletrônico, chamado
Na l (0+), que é cruzado por um estado dissociativo numa
distância internuclear de Na...I de ~720 pm (onde pm denota
um “picômetro”, ou 1 milésimo de 1 bilionésimo de metro). Os
parâmetros da função energética potencial do estado Na l (0+)
são tais que a evolução temporal das máximas de probabilidade
das distâncias internucleares, numa população de moléculas
Nal neste estado corresponde a uma moção cíclica de ~200 pm
a ~1200 pm e de volta a 200 pm, onde o ciclo irá se repetir. A seq
üência temporal de máximas, dada na figura 2, mostra que,
para o sistema selecionado, um ciclo pleno desta moção se
completa em ~800 fs (onde fs denota fento-segundos, ou 1 milion
ésimo de 1 bilionésimo de segundo). Isso é um período relativamente
longo de estase ou residência de uma população molecular
no mesmo estado em comparação com a rápida bifurca-
ção da população que ocorre em cada passagem das moléculas
pela área de cruzamento. Cada vez que o sistema passa pelo
ponto de cruzamento a 720 pm, em poucos fento-segundos
uma parte significativa da população se bifurca para o estado
dissociativo, movendo-se para distâncias mais longas, enquanto
a população principal continua na ciclagem. A analogia com a
ramificação de uma linhagem vertical na evolução biológica por
equilíbrio pontuado é notável.

Esse exemplo mostra que períodos extensos de estase intercalados
por rápidas transições de estado, se conectam facilmente
com as propriedades de estados quânticos. Sugere-se que
processos deste tipo, envolvendo estados quânticos que são
imensamente mais complicados, estão implicados na progressão
da evolução biológica.



A modelagem da figura 2 está baseada em
parâmetros derivados de dados experimentais. Mudando os par
âmetros do modelo, pode-se chegar facilmente a sistemas nos
quais os períodos de estase são prolongados e os períodos de
transição encurtados. Independentemente de tais detalhes e da
natureza do análogo considerado, sugere-se que uma estase duradoura
intercalada por origem espontânea na evolução biológica
pode ser indicativa da moção em superfícies potenciais, e de transi
ções a estados virtuais adjacentes, por entidades quânticas que
estão envolvidas na emergência de organismos vivos.

2.8 Seleção quântica

Um aspecto final, relevante para a perspectiva quântica da evolução biológica se refere ao papel da seleção quântica. Uma vez que uma molécula de DNA, submetida a uma mutação tem escolha entre um grande número de estados virtuais aos quais pode fazer uma transição, uma seleção é feita numa mutação. Isso é uma forma de seleção que não é a seleção natural. Ela
pode ser adequadamente chamada de seleção quântica.

Pouco se sabe sobre os estados quânticos envolvidos em mutações. Assim, atualmente não há informações sobre se a seleção quântica tem, ou não, um papel importante no processo evolutivo. Não obstante, ela é um conceito importante, porque mostra que a seleção natural não age sozinha. Parece óbvio que a progressão evolutiva deve, de certa forma, ser afetada pelas
propriedades dos estados quânticos envolvidos em mutações.Assim, pode-se supor que a seleção quântica impulsione a evolução junto com a seleção natural.

A seleção quântica descreve um efeito quântico verdadeiro, ou seja, a aleatoriedade clássica e o acaso podem conduzir a qualquer coisa. A aleatoriedade quântica somente pode conduzir de um estado bem definido a outro estado bem definido e não a umponto arbitrário entre dois estados.

(Não existem feras místicas e seres humanos com asas).

Resumindo, quando as mutações são entendidas como transições entre estados quânticos:

1. A ordem que evolui na biosfera não vem do caos nem do nada, mas da efetivação de estados virtuais cuja ordem existiu muito tempo antes de ser efetivada.

2. O conceito de descendência muda seu significado.

3.
Deve-se considerar um segundo mecanismo de seleção, a seleção quântica, a qual impulsiona a evolução com a seleção natural.

4. O centro da atividade evolutiva é deslocado do estado material para o estado das entidades quânticas, cujas características semelhantes à mente podem nos forçar a pensar que a realidade quântica não é apenas a fonte
dos princípios físicos necessários para construir nossos corpos, mas também de princípios relacionados a nossas mentes.

Como a física de Newton, a biologia de Darwin se aplica à superfície mecânica das coisas. Para uma concepção abrangente da evolução, a hipótese darwiniana deve ser complementada pelas propriedades quânticas da matéria. De muitas maneiras, as teses de Teilhard representam um ponto de partida para uma revisão do darwinismo, mesmo que ele não estivesse consciente
dos aspectos da realidade quântica do modo como são conhecidos hoje.

3 A realidade quântica e a visão de Teilhard de Chardin
3.1 Alguns aspectos característicos da visão teilhardiana da evolução,
passível de comparações com a perspectiva quântica.


Durante a primeira metade do século XX, Teilhard de Chardin
desenvolveu uma teoria da evolução cujos aspectos essenciais são notavelmente consistentes com a natureza da realidade
quântica.

Na visão de Teilhard, assim como na realidade quântica:

- Um elemento de consciência atua em todos os níveis da
realidade

- O mental entra no mundo material de maneira natural.

- A ordem visível do universo está baseada nos princípios
de uma realidade transcendente.

- A natureza da realidade é a deuma totalidade inseparável.

Na concepção de Teilhard (1956, p.34), a vida não é “um
acidente fortuito da matéria terrestre”, mas “um efeito específico
da matéria tornada complexa, uma propriedade que está
presente em todo o estofo cósmico [...]”

(La vie n’est pas une
singularité accidentelle de la matière terrestre mais um effet
spécifique [...] de la Matière complexifiée: propriété coextensive
en-soi à l’Étoffe cosmique tout entière, mais saisissable seulement
pour notre regard là ou (à travers um certain nombre de seuils que
nous préciserons) la complexité dépasse une certaine valeur
critique au-dessous de laquelle nous ne voyons rien.”
 (Teilhard deChardin, P.,La Place de l’Homme dans la Nature.
 Paris: Seuil,1956. p. 34).
 

 Por conseguinte (ver a cotação na Parte I, acima),
como um fluido, a vida pode ser concebida como estando sob
pressão para expressar-se no mundo material. Se há tal pressão,
ela pode ser concebida como sendo a pressão sobre estados
virtuais para efetivar-se em estruturas materiais.

Faz parte da concepção de Teilhard (1978, p. 25) que a matéria e a consciência não são “duas substâncias” ou “dois modos diferentes de existência”, “mas dois aspectos do mesmo estofo cósmico”. Assim, a matéria nunca está realmente “morta”, ela deveria ser chamada de “pré-vital” (Teilhard de Chardin,1956, p. 35 e 44). “Tudo na natureza é basicamente vivo, ou,pelo menos, pré-vivo” (Phenomenon of man, 1959, p. 57). Essaafirmação não contrasta com o fato de que foi possível desenvolver
uma exitosa ciência mecanicista da matéria, porque (Teilhard,1959 p. 54-57) o mental em partículas elementares é tão atenuado que não interfere com o mecânico, mas isso não significa que ele esteja ausente.

Não há dúvida: a assim chamada matéria bruta é certamente animada a seu próprio modo [...] Átomos, elétrons, moléculas, o que quer que sejam, se são realmente algo fora de nós, devem ter um rudimento de imanência, isto é, uma centelha de consciência. Antes que neste planeta as condições físico-químicas permitissem o nascimento de vida orgânica, ou o universo ainda não era nada em si mesmo, ou ele já tinha formado uma nebulosa de consciência”

(“Nous
ne pouvons en douter: la Matière dite brute est certainement
animée à sa manière. Complète extériorité ou totale
‘transience’ sont, comme absolue multiplicité, synonymes
de néant. Atomes, électrons, corpuscules élémentaires,
quels qu’ils soient (pourvu qu’ils soient quelque chose en
dehors de nous), doivent avoir un rudiment d’immanece,
c’est-à-dire une étincelle d’esprit. Avant que, sur la Terre, les
conditions physico-chimiques permissent la naissance de
la vie organique, ou bien l’univers n’était encore rien en soi,
ou bien il formait déjà une nébuleuse de conscience.
Chaque unité du Monde, pourvu qu’elle soit une unité naturelle,
est une monade.
 (Teilhard de Chardin, P. Mon Univers.
In: Science et Christ. Paris: Seuil, 1965. p.74).
Desta forma, Teilhard estabeleceu a “primazia do físico e do pensamento” nos processos do universo (Teilhard, 1959, p. 30) em total contraposição às ciências mecânicas da era clássica. Em todo o seu escrito, “vida” é sinônimo de “consciência”, o processo da evolução biológica é essencialmente a evolução de
uma esfera espiritual, a noosfera, e se sugere que a consciência é a base primária de toda a realidade. “A vida é o despertar da consciência”. Mesmo no reino vegetal, existe alguma espécie de psiquismo difuso, “crescendo à sua própria maneira” (Teilhard, 1959, p. 153).

Nos seres humanos, a evolução se tornou consciente de si mesma, e o poder da mente se tornou uma importante força motriz.

Quando a evolução entrou no âmbito do pensamento, quando
o pensamento e a reflexão nasceram, um desenvolvimento
totalmente novo começou:um outro mundo nasce. Abstração, lógica, escolha racional e invenções, matemática, arte, cálculo do espaço e do tempo, ansiedades e sonhos de amor – todas estas atividades da vida interior nada mais são do que a efervescência do centro recém-formado explodindo sobre si mesmo. (Teilhard,1959, p. 165).

A Física clássica não oferecia base para alguma função do pensamento nos processos físicos, e dentro de sua estrutura era impossível atribuir ao psíquico, como Teilhard o fez, as propriedades de uma força. Em contraposição, na realidade quântica semelhante à mente, entidades não-materiais, similares ao pensamento podem realmente ser causa de forças físicas (veja Parte I).

No âmbito humano, devido à força do psiquismo, uma atmosfera crescentemente densa e energizada está se formando neste planeta de empenhos e esforços criativos e inventivos; primeiro apenas como que uma luz e névoa fina, soprada de cá para lá por cada capricho e imaginação, mas
a seguir como uma película densa, que se torna formidavelmente irresistível a partir daquele momento, quando um turbilhão poderoso a agarra e a força a concentrar-se [...] a fim de arremeter para a frente, como uma flecha, numa direção comumente fixa, para o mundo do real, com a finalidade, não só de ganhar um estágio mais alto de prazer ou conhecimento, mas um estágio mais alto de ser”

(“Une atmosphèrese forme,
 toujours plus dense et plus active, de préoccupations
inventives et créatices: vapeur d’abord inconsistante, on eût
dit, et comme flottant à tout vent de caprice et de fantaisie –
mais milieu redoutablement irrésistible, en fait, à partir do
moment où, saisi et tordu dans le tourbilhon d’une aspiration
puissante, il commence (ainsi que nous pouvons le constater
de visu) à se reployer sur soi pour attaquer le Réel comme
um seul dard, suivant une seule direction concertée, non
seulement pour jouir ou savoir plus mais pour être plus").
Teilhard de Chardin, P. La Place de l’homme dans la nature.
Paris: Seuil, 1956, p. 153).
Quando o processo evolutivo é transferido para as mãos de seres autoconscientes, ele necessita de uma direção e um alvo compensador a fim de manter seu momentum.

A evolução, tornando-se consciente de si mesma nas profundezas de nós mesmos, só necessita olhar para si mesma no espelho para se perceber em todas as suas profundezas e se decifrar a si mesma.

Além disso, ela se torna livre para dispor de si mesma – ela pode dar-se ou recusar-se. Nós não só lemos em nossos menores atos os segredos de seu
procedimento, mas por uma parte elementar nós a tomamos em nossas mãos, responsáveis por seu passado e para com seu futuro. (Teilhard, 1959, p. 225).

Numa evolução que é consciente de si mesma, há o risco da “enfermidade do espaço-tempo”, a “doença do beco sem saída”; e “exigências do futuro” são necessárias para garantir “um desfecho conveniente”.

Há um perigo de que os elementos do mundo se recusem a servir o mundo – porque eles pensam que o mundo se recusasse, quando se percebesse pela reflexão. Sob nossa inquietude moderna, o que está se formando e crescendo,
nada mais é do que uma crise orgânica na evolução [...]

 O homem jamais vai dar um passo
 numa direção que ele sabe estar bloqueada.
 Aí se encontra precisamente o mal que
causa nossa inquietude.
Tendo chegado até aqui, quais são as exigências mínimas a serem satisfeitas para que possamos dizer que a estrada diante de nós está aberta? Há uma, mas ela é tudo. É que nós tenhamos a garantia de ter o espaço e as oportunidades de realizar-nos, isto é, de progredir (direta ou indiretamente,
individual ou coletivamente) até que cheguemos aos limites extremos de nós mesmos. (Teilhard, 1959, p.226-29).

O alvo da evolução, cuja função é assim definida, é o ponto ômega. O alvo da humanidade, guiada pela consciência, é chegar a este ponto, onde a consciência da humanidade será unida com a consciência que está atuante no universo, marcando o  fim e a completude do processo empírico fora do espaço-tempo (Teilhard, 1956, p. 165-167).

Se o ponto singular de convergência da matéria, se o ponto ômega é realmente a pedra angular na abóbada da noosfera, então ele somente pode ser entendido como aquele ponto no qual o universo, tendo alcançado os limites de sua centralização, encontra um outro centro ainda mais insondável
– um centro que existe de si mesmo, um princípio absolutamente final de irreversibilidade e personalização: o único verdadeiro ômega [...] E é neste ponto, se não estou totalmente enganado, que a questão de Deus emerge para a ciência da evolução, [...]

 Deus como força guia, ponto de convergência e garantidor. 

(“Sous peine d’être impuissant à former la clef de voûte pour la Noosphère, ‘Oméga’ ne peut être conçu que comme le point de rencontre entre l’Univers
parvenu à la limite de centration et un autre Centre encore plus profond, – Centre self subsistant et Principe absolument ultime, celui-là, d’irréversibilité et de personnalisation: le seu véritable Oméga... Et c’est en ce point, si je m’abuse, que sur la Science de l’Évolution (pour que l’Évolution se montre capable de fonctionner en milieu hominidé) s’insère le problème de Dieu, – Moteur, Collecteur et Consolidateur, en avant, de l’Evolution.”) [Teilhard de Chardin, P. La Place de l‘Homme dans la Nature. 
Paris: Seuil, 1956, p. 172).

3.2 Realidade transcendente
Pela citação acima, parece que Teilhard considerava o ponto
ômega como a passagem para uma realidade transcendente
fora do espaço-tempo. Como se mostrou na Parte I, supor tal realidade
já não está mais em conflito com a Física contemporâ-
nea e pode até ser sugerido por ela.

Nós só podemos especular e supor o que a natureza da parte transcendente da realidade poderia ser. Há sinais de que ela é similar à mente, antes do que à matéria (Goswani et al.1993; Kafatos e Nadeau, 1990; Srivastava, 2001, 2002) e de que a consciência, e não a matéria, é a realidade primária. Assim, é
perfeitamente plausível pensar que o completamento dos processos do universo será a fusão de dois fluxos diferentes de consciência, o humano e o divino.

Também é possível supor que, como foi visionado por Teilhard para o ponto ômega, a consciência transcendente resida fora do espaço-tempo.

 De fato, um número crescente de físicos está disposto a considerar fenômenos que residem fora do espaço-tempo, mas que afetam os processos espaço-temporais.

Já nos anos trinta do século passado, Jeans (1931, p. 132) foiinspirado pela Física de seu tempo a sugerir que os mais diminutos fenômenos absolutamente não admitem representação na estrutura do espaço-tempo [...] e outros
fenômenos só podem ser representados saindo fora do contínuo (espaço- temporal). Nós, por exemplo, já descrevemos a consciência como algo fora do contínuo [...]

 É concebível que ocorrências inteiramente fora do contínuo determinem o que nós descrevemos como o ‘curso dos eventos’ dentro do contínuo, e que a aparente indeterminação da natureza decorra meramente de nossa tentativa de forçar acontecimentos que ocorrem em muitas dimensões a caber dentro de um número menor de dimensões.

Mais recentemente, Stapp (1977), Kafatos e Nadeau (1990), Goswami et al. (1993) e Nesteruk (2000) propuseram que processos não-locais envolvem uma realidade fora do espaço-tempo. Stapp (1977): “Tudo que sabemos sobre a natureza está de acordo com a idéia de que o processo fundamental da
natureza se encontra fora do espaço-tempo (examina o continuum do espaço-tempo globalmente), mas gera eventos que podem ser localizados no espaço-tempo”. Huston Smith, o proeminente autor de textos sobre as religiões mundiais (1958) concluiu (1997, pers. comm.): “Isso torna metafísico esse processo ao incluir o físico, mas também ao estar além e antes dele.”

Propagada pelas religiões de todas as épocas, categoricamente negada pelas ciências mecanicistas no século XIX e por sua retaguarda contemporânea, a suposição de que haja uma parte transcendente da realidade é agora possível e pode servir como base para o compromisso humano com princípios que
transcendem a existência e as necessidades individuais. Teilhard teve a coragem de incorporar o mundo transcendente em sua teoria da evolução, muito antes de ele se tornar cientificamente aceitável.

3.3 Alguns aspectos da importância da consciência no mundo físico.


Toda massa está sujeita às leis da relatividade.

 Todo sistema é quantizado. Mas, em objetos que se movem lentamente e
são de tamanho ordinário, os efeitos relativistas e quânticos são tão sutis que não podem ser descobertos. Isso não significa, porém, que eles não estejam ali. Em objetos que se movem em altas velocidades ou nos constituintes elementares das coisas, os efeitos relativistas e quânticos, respectivamente, se destacam claramente. O mesmo se aplica, propôs Teilhard, a efeitos da
consciência. Em algumas coisas, não há dúvida de que existe consciência. Ela está ali claramente. Em outras ela também existe,mas num estado tão atenuado que não é detectável.

Os seres humanos têm claramente um dentro. Partículas elementares
também têm um dentro, mesmo que ele se expresse de modo tão débil que não seja imediatamente visível. Esta é a tese de Teilhard sobre “o dentro das coisas” (Teilhard, 1959, p. 54-7), e ela implica que um elemento de consciência está atuante em todos os níveis da realidade.

É impossível negar que, profundamente dentro de nós mesmos, um “interior” aparece no coração dos seres, como se ele fosse visto através de uma fenda. Isso basta para assegurar que, num grau ou noutro, este “interior” se imponha como existindo em toda a parte na natureza e desde sempre. Já que o estofo
do universo tem um aspecto interior num determinado ponto de si mesmo, há necessariamente um duplo aspecto em sua estrutura, ou seja, em cada região do espaço e do tempo – da mesma forma, por exemplo, como ele é granular: co-extensivo com seu fora, há um dentro para as coisas.

A imagem do mundo
daí resultante assusta nossa imaginação, mas ele é, de fato, a
única aceitável para nossa razão [...] 
 

A matéria primitiva é algo mais que o enxamear de partículas tão maravilhosamente analisado pela física moderna. Debaixo da camada mecânica da matéria primitiva temos de conceber uma camada biológica que é
atenuada ao máximo, mas é absolutamente necessário explicar o cosmo em eras sucessivas. O dentro, a consciência, e então a espontaneidade – três expressões para a mesma coisa. (Teilhard,1959, p. 56). “

O termo ‘consciência’ 
é entendido em seu sentido mais amplo
 para indicar toda espécie de psiquismo, 
das mais rudimentares formas de percepção interior imagináveis
 até o fenômeno humano do pensamento reflexivo” 
 (Teilhard, 1959, p. 57).
A tese de que elementos de consciência estão atuantes em
todos os níveis do universo é umdos temas centrais de Teilhard.
Que a consciência possa existir sem uma estrutura material
como suporte é uma noção que a ciência sempre negou especificamente,
mas com a qual pode ter de se acostumar.

Se modificarm a definição teilhardiana de “consciência”, entendendo a sensibilidade para informação como um sinal de consciência rudimentar,
então realmente chegaremos ao estágio de fenômenos físicos, confirmando a concepção de que todos os níveis de realidade estão imbuídos de consciência.
Quanto às partículas elementares, aspectos de consciência aparecem de maneira rudimentar em aleatórias reações automáticas e mecânicas ao fluxo de informação.

As partículas elementares
diferem, assim, de sistemas inteligentes, 
que fazem uso de informação de forma coordenada 
em função dos objetivos de sua existência. 
 
Há uma hierarquia de inteligência, na qual sistemas com diferentes graus de liberdade avançam de um nível vegetativo (como em plantas e protozoários), para formas emergentes de autoconsciência (como em animais domésticos),
e para níveis mais altos de consciência, em que valores humanos, como altruísmo, moralidade e, finalmente, a compreensão de princípios universais abstratos, são fatores efetivos. Para além desta hierarquia, temos de supor um nível de consciência que não está confinado ao espaço-tempo nem vinculado a estruturas materiais localizadas.

 Cada nível mais alto se baseia
 nas propriedades dos níveis mais baixos, 
sem os quais ele não seria possível. 

Sem a consciência mecânica
 das partículas elementares e a consciência automática 
do nível vegetal, a consciência humana não seria possível. 
Começa-se a suspeitar que nenhum desses níveis seria possível sem o âmbito da consciência transcendente não-material. Por conseguinte, a consciência espelha a qualidade de ser real, que também forma uma hierarquia de diferentes níveis, ascendendo de uma base metafísica, pelo nível
quântico, ao nível das coisas ordinárias. Está de acordo com a
natureza semelhante à mente do fundo da realidade que “a cada
vez uma estrutura mais rica e melhor organizada corresponda à
consciência mais desenvolvida“. (Teilhard, 1959, p. 60).


As interações dos estados virtuais e dos estados reais oferecem
um vislumbre de como o mental pode se expressar no
mundo material. O primeiro passo está na transformação de um
estado virtual a um estado real (ocupado), transformando uma
função de onda virtual numa função de onda de um estado real.

Interessantemente, ambos os tipos de funções de onda, o virtual
e o real, são apenas listas invisíveis de números. Eles só diferem
porque o último, quando sondado, pode dar origem a um fenô-
meno real, a saber, uma distribuição probabilística observável,
enquanto o primeiro não pode. Mesmo as distribuições probabil
ísticas não são individualmente visíveis, mas emergem somente
em mensurações repetidas feitas nos membros de uma dada
população. Assim, a conversão de uma ordem mental (virtual) a
uma ordem material (real) é possível, porque o primeiro passo é
a sutil conversão entre entidades da mesma espécie (números).

Com base nas considerações anteriores se vê que a compreensão teilhardiana da consciência encontrou um fundamento empolgante no mundo quântico. Agora é possível pensar que o elemento mental é o poder do universo. Logos, Mente, Nous, Weltgeist. Criando mentes humanas, ele encontrou uma nova
maneira para entrar irrompendo em cena.

Para Teilhard, a consciência do mundo era a consciência do Cristo Cósmico. Dessa forma, ele encontrou, de maneira tocante, uma síntese de suas convicções científicas e de sua fé religiosa.


Sua visão da ciência do futuro dá razões para se ter esperança. “Como os meridianos quando se aproximam dos pólos, a ciência, a filosofia e as religiões estão fadadas a convergir, quanto mais se aproximarem do todo” (Teilhard, 1959, p. 30).

Referências bibliográficas (Ver no original)
ASPECT, A., GRANGIER, P., ROGER, G. 1981. Physical Review Letters,
47:460. etc...





 
 Lothar Schäfer
Cadernos IHU Idéias: Apresenta artigos produzidos pelos convidados-
palestrantes dos eventos promovidos pelo IHU. A diversidade dos temas, abrangendo as mais diferentes áreas do conhecimento, é um dado a ser destacado nesta publicação, além de seu caráter científico e de agradável leitura. Lothar Schäfer (1939) é natural de Düsseldorf, Alemanha. Desde 1967, é professor assistente na Universidade de Arkansas, Texas, EUA e professor
com a Distinção E. Wertheim. É químico pela Universidade de Munique (1962) e Ph.D, também em química, pela mesma Universidade (1965). É pós-doutorado pela Universidade de Oslo, Noruega (1967).

Algumas publicações do autor
Até a presente data o autor publicou aproximadamente 280 artigos em
jornais e revistas científicas com referência, bem como 30 capítulos de livros
e ensaios especiais. Livros publicados:
Versteckte Wirklichkeit. Wie uns die Quantenpysik zur Transzendenz
führt [Realidade oculta. Como a física quântica nos conduz à transcend
ência]. Hirzel Verlag, Stuttgart, 2004.
In Search of Divine Reality – Science as a Source of Inspíration (Em busca
da realidade divina – ciência como fonte de inspiração). University of
Arkansas Press, 1997 (Traduções publicadas em Russo e em
Português).
 
 Li-Sol-30
 Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Instituto Humanitas Unisinos
Av. Unisinos, 950, 93022-000 São Leopoldo RS Brasil
Tel.: 51.35908223 – Fax: 51.35908467
www.unisinos.br/ihu


Enviado por em 02/12/2011
 Licença padrão do YouTube 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário