terça-feira, 9 de agosto de 2011

A ENERGIA ESPIRITUAL - BERGSON E PIERRE WEIL




Falar em energia no que toca as manifestações espirituais corresponde á identificar o espírito com a energia em geral. Isto implica num conceito unitário da energia .

As recentes descobertas da física quântica e da genética nos levam a admitir tal hipótese. Mas a idéia não é tão recente, já que o renomado filósofo francês, Henri Bérgson, publicou um compêndio de escritos e conferências sob o título: "A Energia Espiritual".

De fato a matéria é energia, uma partícula subatômica é ao mesmo tempo Luz, ou melhor ainda, a luz se manifesta sob forma de partículas que são ao mesmo tempo ondas. Tudo no universo é energia, a mesma energia que se manifesta de três formas diferentes: matéria, vida e informação. Esta trilogia também constitua o ser humano sob forma de corpo, emoções e espírito.

Mais refinada e invisível a energia e mais poderosamente ela se manifesta. Como o afirmou a educadora Helena Antipoff, é o espírito que fez explodir a bomba atômica; logo o espírito é mais poderoso do que a própria energia nuclear.

O aspecto energético do espírito é uma questão que vem sendo levantada por um novo ramo da psicologia, a psicologia transpessoal que está á descrever um estado de consciência, o estado transpessoal, em que estão percebidos e vivenciados fenômenos luminosos. O estado transpessoal é o que é designado nas tradições religiosas como a experiência própria dos místicos. Já Bergson, no início deste século não exitou em falar de energia neste caso. Eis o que ele afirmava, falando dos místicos e da experiência do Divino: " É evidente que eles entendem por aquilo uma energia sem limites fixos, , uma potência de criar e de amar que ultrapassa toda imaginação. "

O estudo experimental do estado transpessoal tem levado a psicologia a evidenciar que este estado é acompanhado de modificações eletroencefalográficas e eletrocutâneas. Mais recentemente ainda, um neurologista, James Austin, intrigado por uma experiência transpessoal pela qual ele mesmo passou há uns vinte anos, resolveu estudar as modificações cerebrais o corridas durante a meditação budista tibetana. Ele encontrou correlatos de diferentes aspectos da experiência meditativa, entre outros:

   - A unidade cósmica ligada ao aquietar das atividades do lobo parietal,
 
  - Resposta á palavras religiosas na junção de três lobos ligados á linguagem,

- Imagens sagradas que facilitam a meditação envolvem o lobo temporal inferior,

- Emoções religiosas como alegria e graça são ligadas ao lobo temporal median.

 -Atenção ligada á concentração acende luzes no lobo frontal.

- Destes estudos está nascendo uma neuro teologia.
Eis como se afigura a questão da luz interiormente vivenciada na experiência transpessoal.

Continue lendo: O QUE É ESSA LUZ?


postado em 14/08/2010 06:48 
por Claudio do Rosario Rangel  
[ 05/12/2010 10:06 atualizado‎(s)‎ ] 

Fonte
PlanetaZen
http://www.planetazen.com.br/extra/usandoocompiladorsdccnomplab
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário