Dissertação de Mestrado
Título em português
Bergsonismo musical: o tempo em Bergson e a noção de forma aberta em Debussy
Esta dissertação procura estabelecer  uma confrontação teórica entre a filosofia da duração de Henri Bergson e  o projeto composicional de Claude Debussy, no que diz respeito às  estratégias de renovação da noção tradicional de tempo, estratégias que,  embora aplicadas a setores distintos, fazem reverberar analogamente o  mesmo espírito de época. Evidentemente, não desejamos propor homologias  entre conceitos da filosofia e soluções técnicas musicais. 
Observamos  todavia que tanto o projeto filosófico de Bergson quanto o projeto  musical de Debussy compartilham o solo de uma crise geral de  expressividade na passagem do século 19 para o 20, diante do esgotamento  das possibilidades formais tanto do gênero conceitual no interior da  filosofia quanto da tonalidade no interior da linguagem musical. Nos  dois primeiros capítulos, analisamos a constituição do bergsonismo como o  método que, contendo duas etapas indissociáveis (crítica da metafísica  ocidental e proposição da intuição como modalidade de conhecimento),  fornece um novo conceito positivo de tempo; apontamos em seguida os  critérios para uma eventual estética bergsoniana.
 Nos capítulos  seguintes, descrevemos a formalização da temporalidade musical na obra  de Debussy, à luz do bergsonismo, verificando de que maneira seus  procedimentos composicionais rompem com as proto-narrativas do tempo  musical sedimentadas pela tonalidade. A escolha do quadro bergsoniano  também decorre da oposição, sugerida por Theodor Adorno em Filosofia da  Nova Música, entre a temporalidade das obras de Debussy e aquela das  obras de Stravinsky. 
Apesar das técnicas de espacialização dos planos e  da construção de modelos temáticos atomizados, Debussy conseguiria  preservar a sensação orgânica de uma temporalidade subjetivamente  perceptível, que Adorno chama de bergsonismo musical, ao passo que  Stravinsky realizaria a dissolução métrica do tempo musical, mediante  justaposições e montagens rítmicas que abandonam a ideia de transição  (ou seja, lançando o tempo-espaço contra o tempo-duração).
Unidade da USP
Data de Defesa
Orientador
Banca examinadora
  Safatle, Vladimir Pinheiro (Presidente)
Duarte, Rodrigo Antonio de Paiva
Silva, Franklin Leopoldo e
Duarte, Rodrigo Antonio de Paiva
Silva, Franklin Leopoldo e
Fonte:
Biblioteca Digital
Biblioteca Digital
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08022010-115117/pt-br.php
esocha@usp.br
Sejam feliozes todos os seres  Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres.






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