Henri Bergson
O filósofo Bergson apresenta duas formas de moral e duas religiões: a
moral aberta e a moral fechada, a religião estática e a religião
dinãmica.
moral aberta e a moral fechada, a religião estática e a religião
dinãmica.
A moral fechada
está cristalizada nas normas sociais de conduta:
o certo e o errado, o permitido e o proibido,
o vício e a virtude.
A moral fechada,
como expressa a denominação, fecha-se em
normas rígidas e absolutas.
normas rígidas e absolutas.
A moral aberta
reconhece os valores existentes,
mas recusa-se a dogmatizá-los.
A moral, como a vida,
é mutável, e como o espírito,
busca ascensão contínua.
O mesmo ocorre com as religiões. A religião estática fixou-se um cânones absolutos, indiscutíveis revelações do transcendente.
A religião dinâmica
vive da criação imanente do espírito humano.
Os santos e heróis
que impulsionam a humanidade,
praticam a moral aberta e a religião dinâmica.
Como diz Erasmo em seu Elogio da Loucura, devíamos canonizar Sócrates, o mestre da virtude. É preciso um São Sócrates para sacudir a moral estabelecida e mostrar o caminho renovador da religiosidade.
Bergson considera o místico
o mais elevado ideal da religião dinâmica.
Nesse ponto, bastam os exemplos de Francisco de
Assis e o arrebatamento poético de Santa Tereza de Ávila.
Assis e o arrebatamento poético de Santa Tereza de Ávila.
Entre a liturgia e o êxtase,
o livro sagrado e a ação transvalorizadora,
oscilam os parâmetros de nossa cultura.
oscilam os parâmetros de nossa cultura.
O filósofo da vida e do espírito lembra-nos que a pedra já foi um dia magma; que o texto divino também depende do sopro do homem; que os dogmas já foram uma época a coragem humana de transformação da verdade. De modo semelhante aos apólogos do movimento da Teologia da Libertação,
Bergson alerta contra os perigos de se interpor entre nossos olhos e o
mundo a palavra petrificada que perdeu a força da salvação.
Bergson alerta contra os perigos de se interpor entre nossos olhos e o
mundo a palavra petrificada que perdeu a força da salvação.
Como em muitos fundamentalismos, o livro cega e não permite ver, função
contrária à palavra de libertação. As duas fontes da moral e da
religião são as duas escolhas que definem o destino de uma cultura.
contrária à palavra de libertação. As duas fontes da moral e da
religião são as duas escolhas que definem o destino de uma cultura.
Pablo Picasso
Li
Fonte:
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1244.html
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